Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Correndo com um Botão apertado

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:47:43 ART

    Bom galera esse é um tutorial de como fazer seu personagem correr com o um botão apertado.

    Primeiramente precisaremos criar as switch's que iremos usar ok?!

    1ªSwitch - Essa é a que acionará a corrida do seu personagem, vamos chama-lá de "CORRER".

    2ªSwitch - Essa é a que ira fazer o char correr quando você apertar o botão que você colocará para correr, vamos chama-lá de "SEGURAR".

    Agora vamos criar as váriaveis que usaremos:

    1ªVariable: Essa váriavel acionará a velocidade, então podemos chama-lá de "VELOCIDADE".

    2ªVariable: Essa váriavel será usada para a escolha do botão que fará seu char correr, vamos chama-lá de "ESCOLHA".

                                                          
    PARTE 1

    Bom agora vem a melhor parte, vamos começar a montar nosso sisteminha, vá no Data Base do RM2k ou RM2K3 e abra o Commom Events(Nos RM's traduzidos é o Evento Comum), lá crie um common event chamado "VELOCIDADE", e coloque na Event Start Condition como "Call".
      Agora dentro desse evento crie uma Fork Condition, com a váriavel "VELOCIDADE" e coloque Set=3, o espaço abaixo pode deixar em SAME, e não esqueça de deixar a opção ELSE CASE marcada.
      Agora trabalharemos dentro desta fork, abra a página de comandos, e vá em MOVE EVENT, lá coloque no Object Character marcado HERO, no moviment frequency marque 8, agora aqui é a velocidade com que o char vai se movimentar, clique em Move Speed Up(Eu cliquei 6 vzs, mas se você quiser mais velocidade pode clicar mais vzs), depois disso clique no Move Speed Down 3 vzs. 
      Agora dentro da ELSE CASE crie uma Fork Condition, com a váriavel "VELOCIDADE" e coloque Set=4, o espaço abaixo pode deixar em SAME, e não esqueça de deixar a opção ELSE CASE marcada. Novamente trabalharemos dentro desta fork, abra a página de comandos, e vá em MOVE EVENT, lá coloque no Object Character marcado HERO, no moviment frequency marque 8, agora aqui é a velocidade com que o char vai se movimentar, clique em Move Speed Up(Eu cliquei 6 vzs, mas se você quiser mais velocidade pode clicar mais vzs), depois disso clique no Move Speed Down 3 vzs.
      Agora dentro dessa nova ELSE CASE crie uma Fork Condition, com a váriavel "VELOCIDADE" e coloque Set=5, o espaço abaixo pode deixar em SAME, e não esqueça de deixar a opção ELSE CASE marcada. Novamente trabalharemos dentro desta fork, abra a página de comandos, e vá em MOVE EVENT, lá coloque no Object Character marcado HERO, no moviment frequency marque 8, agora aqui é a velocidade com que o char vai se movimentar, clique em Move Speed Up(Eu cliquei 6 vzs, mas se você quiser mais velocidade pode clicar mais vzs), depois disso clique no Move Speed Down 3 vzs.
      Mais uma vez dentro da nova ELSE CASE crie uma Fork Condition, com a váriavel "VELOCIDADE" e coloque Set=2, o espaço abaixo pode deixar em SAME, e não esqueça de deixar a opção ELSE CASE marcada. Novamente trabalharemos dentro desta fork, abra a página de comandos, e vá em MOVE EVENT, lá coloque no Object Character marcado HERO, no moviment frequency marque 8, agora aqui é a velocidade com que o char vai se movimentar, clique em Move Speed Up(Eu cliquei 6 vzs, mas se você quiser mais velocidade pode clicar mais vzs), depois disso clique no Move Speed Down 3 vzs.
      Nessa nova ELSE CASE abra a página de comandos, e vá em MOVE EVENT, lá coloque no Object Character marcado HERO, no moviment frequency marque 8, clique em Move Speed Up 5 vzs, ufa ta quase acabando...Agora vá na última END CASE que tiver vá na página de comandos e clique em MOVE ALL, pronto!!!! Parte 1 concluída!!!

    Vai ficar assim:

    Spoiler 
    Imagem Postada




    DICA: Pra que você não fique montando toda hora a velocidade do char no move event, é só você copiar o que você criou na Fork [Velocidade]-3 e colar nas restantes.

    PARTE 2


      Agora trabalharemos com o evento que fará o char correr com a animação que você escolher, primeiramente crie em COMMOM EVENT o evento chamado "CORRER", coloque o Event Start Condition como "Paralle Process", e em Appearance Conditions Switch você coloca a Switch "CORRER".
      Bem dentro deste evento abra a página de comandos e clique em ENTER PASSWORD, lá você deve escolher a váriavel "ESCOLHA" e deixe marcada na Input Passable Key a caixa Decision(5)(Que no caso será o botão que seguraremos para o char correr[O botão será o botão de decisão que usamos no jogo, que é o Z, ESPAÇO e ENTER], se quiser pode colocar a caixa marcada como Cancel(6)[O botão que usamos pra cancelar, ou seja X, C e ESC], mas não aconselho usar a caixa Cancel(6) pra correr, pq poder anular o menu.No sistema estou usando a caixa Decision(5).
      Depois de feito isso crie uma Fork Condition com a váriavel "ESCOLHA", com o Set=5 e com a ELSE CASE marcada.Dentro dessa Fork crie outra Fork com a Switch "SEGURAR" marcada como OFF e sem a ELSE CASE marcada. Dentro dessa nova Fork abra a página de comandos e clique em Set Hero Walk GFX, e mude pra animação do char correndo, agora clique em Change Variable e adicione a váriavel "VELOCIDADE" com o Set=4, abra a página de comandos e clique em Call Event e coloque o evento "VELOCIDADE"(Que criamos na parte 1), depois clique em Change Switch e coloque a switch "SEGURAR" em ON.
      Agora vamos trabalhar dentro da ELSE CASE, mais uma vez abra a página de comandos e crie uma Fork com a Switch "SEGURAR" em ON, dentro desta Fork, abra a página de comandos e clique em Set Hero Walk GFX e escolha a animação do personagem andando, agora clique em Change Variable e adicione a váriavel "VELOCIDADE" com o Set=3, e mais uma vez abra a página de comandos e clique em Call Event e coloque novamente o evento "VELOCIDADE", agora na página de comandos clique em Change Switch e adicione a switch "SEGURAR" em OFF, bom no último END CASE coloque um Wait:0.2s......

      E fica assim:

    Spoiler 
    Imagem Postada




      

    Uhuuuuulllll  :yay: agora sim termino!!!


      Para fazer o evento comum que acabamos de criar funcionar, você deve apenas acionar com uma switch o evento "CORRER".


      Bom glr é isso, fiz o mais detalhado possível, espero que gostem deste sisteminha, porque além de eficaz é bem rápido de fazer....



    Abraços!!!!