[Tutorial]Animal de Estimação
oi pessoal sou meio novo no rpg maker mas esse e meu primeiro tutorial,hoje vou insinar a fazer um animal de estimação. Vou usar como exemplo um gato, que precisará ser alimentado a cada quinze minutos (escolha quantos números quiser), senão ficará enfraquecido.
Existem dois tipos que poderão ser usado, um é o animal sendo enfeite, (caso o personagem tenha uma casa), ou o animal poderá ajudá-lo nas lutas. Vou usar como exemplo um gato, que foi achado na rua e virou seu aliado.
Coloque um evento de um gato no local onde vc quiser que ele apareça. Coloque movimentos randômicos, a freqüência e velocidade que desejar. Nos eventos, coloque um show message dizendo "Quer adotar esse gato? sim ou não. No não deixe em branco e no sim, coloque um mudar grupo (vc já deverá ter feito um charaset do gato antes) selecione o gato e dizendo "adotou gato".
Crie uma nova página, marque o switch "adotou gato"e mude o charaset para um sem gráfico nenhum. Para evitar que o herói fique esbarrando-se num evento sem imagem, coloque acima do herói (ou top char no RPG2000) e pronto.
Agora abra o database, vá em eventos comuns e crie u]evento chamado "fome do gato", parallel process e ativado pela switch "adotou gato". Agora dê quinze waits de 60 segundos. Vá na ba condições e crie uma condição chamada fome, ajuste-a como desejar.
Volte para os eventos comuns e coloque um mudar condição, para fome. Faça isso ativar um switch chamado fome. PRONTO! Agora vamos para a aba item, e crie um item chamado ração. Coloque o custo que desejar e usar 1 vez. Dê a sua explicação, marque a opção Um Aliado, em ativar, marque herói, e selecione o gato. Em curar condição, coloque fome, e pronto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Deixe o resto em zero!
Agora, tente adaptar para sede e necessidades também.
Valew gente!
by matheus kaufmann
obs:nao coloquei imagens nao tive muito tempo obrigado!!