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Criando um Menu para seu jogo!

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:55:00 ART

    Daew gente linda da MRM! ^^
    Mais um tuto pra vocês, que foi meio que...inspirado em um post de fbu.
    Vou mostrar como fazer o básico de um menu de sistema(que tem o Novo Jogo, Carregar, Sair do Jogo). ;D
    Primeiro, acho que devo colocar uma screen do resultado, né? =x
    Então...ai vai =p

    Spoiler 
    Imagem Postada


     

    Tutorial

     

    Crie um mapa, das dimensões 20x15. Deixe ele todo transparente(preencha com o tile rosa).
    Crie um evento nele, transparente, processo paralelo. Nele faça o seguinte:

    Citar

    Mostrar Picture: 1, title, (160,120)
    Mostrar Picture: 2, cursor, (v[0004],v[0005]).
    Alterar Variável: [0004: Obj X]Set, 14
    Alterar Variável: [0005: Obj Y]Set, 178
    Switch: Menu-Ligado = On

    Crie uma nova página nesse mesmo evento, de gráfico transparente, ativada pela switch Menu-Ligado.
    Pronto, já fizemos aparece nosso título, opções(que já vêm no título) e o cursor!
    Agora vamos movimentar o cursor. ^^
    Crie um novo evento, gráfico transparente, processo paralelo, nele faça assim:

    Citar

    Mover Picture: 2, (v[0004], v[0005]) 0.0 Seg
    Definir Teclas: (0001: Teclas Adicionais) - (marque a opção Acima(4), Abaixo(1) e Decisão(5).)

    <>Se var: Teclas Adicionais = 1
      Alterar Variável: Obj Y + 18
      Alterar Variável: Teclas Adicionais = 0
    <>Caso Fim

    <>Se var: Teclas Adicionais = 4
      Alterar Variável: Obj Y - 18
      Alterar Variável: Teclas Adicionais = 0
    <>Caso Fim

    <>Se var: Teclas Adicionais = 5

        <>Se var: Obj Y = 178
        Nota: Executar Ação de Novo Jogo. (você pode mudar o herói pra outro mapa, por exemplo.)
            <>Caso Fim
        <>Se var: Obj Y = 198
        Nota: Executar Ação de Carregar. (Use o patch que fbu disponibilizou para isso ;D)
        <>Caso Fim
        <>Se var: Obj Y = 216
        Nota: Executar Ação de Sair. (Não sei se o patch dele tem, mas o Destiny Patch tenho certeza que sim.Você pode usá-lo para tal.^^)
        <>Caso Fim
    <>Caso Fim
    Esperar: 0.2 Segs. (para quem usou o Rpg Maker 2000)
    Esperar: Tecla ser pressionada (para quem usou o Rpg Maker 2003)

    Quase acabando...agora só falta um evento! Bem curtinho ele =p
    Mesmo esquema, gráfico transparente, processo paralelo e comande:

    Citar

    <> Se var: 0005: Obj Y maior ou igual 217
      Alterar Variável: 0005:Obj Y = 178
      <>Caso Fim
    <> Se var: 0005: Obj Y menor ou igual 177
      Alterar Variável: 0005:Obj Y = 216
    <>Caso Fim


    Agora é só rodar e fazer as devidas modificações! ^^
    As pictures por mim usadas foram:
    Cursor: http://img43.imagesh...402/cursorr.png
    Title:  href="http://img30.imageshack.us/img30/9482/titleq.png">http://img30.imagesh...9482/titleq.png

    Sim...são imagens feias, porém como eu disse em outro(s) tutoriais, não faço imagens, eu trabalho com elas prontas ;D

    Demo do Tutorial (imagens diferentes, por motivos já explicados '.'):
    http://www.4shared.c...21f9d/menu.html

    Façam um bom proveito e até a próxima ^^

    100% by Naw


    Modificação Rápida no tuto!

    Para usar o Power Mode nesse tutorial (eu acabei de ver como faz xD)
    Você deve baixar o power mode e colar todos os arquivos dele na pasta do seu projeto (sim, substitua os que precisar).
    No lugar da ação de Carregar, você coloca:

    Alterar Variável: 001 - Power Keys == 255

    Sim, troque todas as vars e deixe as 10 primeiras livres para o Power Mode.
    A var de número 1 (não pode ser outra, tem de ser a 001), você seta como 255.
    Ele abrirá uma página de Load do rpg maker. ^^

    No lugar da opção de Sair, você coloca:

    Alterar Variável: 001 - Power Keys == 254

    Esse botão irá fechar o jogo de vez '.'
    Espero ter ajudado, dúvidas não perguntem a mim, essas conclusões eu tirei à partir de uma demo "Phoenix Miracle Title" ^^
    Bom proveito!