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[Tutorial] ABS por eventos no 2k e 2k3 .

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:56:57 ART

    Nao sei se já postaram .


    Estou a postar um sistema ABS que eu adaptei a uma forma melhor de entender e de se jogar.

    Vamos direto ao assunto:
    Primeiro abra o seu DATABASE e vá em "eventos comuns" (common events)
    Crie um evento chamado "ABS", coloque-o em processo paralelo, e adicione os seguintes comandos:

    <>Definir teclas : [tecla_do_abs] (((a tecla de ataque)))
    <>IF-THEN:Var [tecla_do_abs] - 5 (((será "z")))
    <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar on
    <>
    EXcessão - Else
    <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar off
    <>
    :FIM caso
    <>

    a tecla tem de ser qualquer uma, no caso alí está 5 que é "z". mas t podes modifica-la.

    agora vamos configurar o inimigo:

    1º crie um evento aonde vc acha que o inimigo deve tar, dê um gráfico a ele, coloque na posição de "Ao toque do Evento" e bote- o pra seguir o herói...

    e adicione os seguintes comandos:


    <> mostrar animação : punch_A, herói. (((animação da porrada)))
    <>flash em personagem/char: herói, 0.5sg
    <>mover evento : herói, esperar (((pra não se adiantar)))
    <>mover evento : este evento, esperar, esperar, esperar, esperar, esperar
    <>Receber dano : todo o grupo 45 pontos de dano
    <>

    Tanto a animação quanto o dano é vc quem decide.

    Crie uma nova página no evento, com o mesmo gráfico, pressionar tecla e fugir do herói (agora que o monstro apanha ele não vai ficar né..). vc deve colocar nessa página a condição (não fork) da pagina coloque-a de switch "cena 1 inimigo" aquela do evento comun.

    E nesse adicione os seguintes comandos: (tá chato já né?...)


    <>IF-THEN: "fulano_de_tal" está no grupo
    <>Mostrar animação: sword A, Este evento (((animação do herói)))
    <>Variável: [monstro 1] + , "fulano_de_tal" ataque ((( atk do herói)))
    <>Mover evento : Herói, esperar
    <>Mover evento : Este evento, esperar
    <>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar off
    <>Mudar EXP: do grupo Exp - 18 somar

    agora caso tenha + personagens faça uma dessas fork's ai acima pra cada um.
    a xp vc pode modificar, eu coloco 18 como padrão pq o que influencia é o hp do bicho...

    agora pra terminar (ufa!) crie uma nóva página, com um gráfico de caveira, pó, cinzas ou mesmo nada.
    na condição da página coloque se a variável "monstro1" tiver igual ou + de 200 (no caso é o hp do bicho).

    Agora o respawn (opcional)
    é bem simples:
    add os seguintes comandos: (na caveira, pó ou cinzas e add o processo paralelo)


    <>Esperar : 60.0 sg
    <>Esperar : 60.0 sg
    <>Variável: [monstro1] set, 0

    ÊÊÊ!!!
    cabou!
    pronto, o tempo de respawn vc pode modificar.
    Vc usará 1 variavel por monstro.
    pouco não acham!

    créditos a h4wrt e a decq

    Out of system!