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Inventário Personalizado

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 11:59:34 ART

                 Criando um inventário personalizado

    Ní­vel : Avançado
    Conhecimentos necessários: Switchs, Variáveis e Forks
    Tulto feito em : RPG Maker 2003
    Compatibilidades : RPG Maker 2000 / RPG Maker 2003
    Versão : Última
     

    - Sabe quando você faz um action RPG e quer fazer tudo personalizado, e o ínicio da problema é o inventário, que fica ordenado pela ordem que você escolha, e depois fica buracos? Então, estarei ensinando vocíª a fazer um inventário em que ele fica na ordem em que o item foi pego.Isso serve para inventários feitos em Mapas).
     

    1º PASSO - O ESTRUTURA DO INVENTARIO
    - A estrutura do Inventário pode ser bem personalizada.
    - Deverá ter um Botão de "Organizador" que será utilizado depois.
    - Deixe muitos espaços para os Itens.

    2º PASSO - CRIANDO UM ITEM (PARTE 1)
    - Utilizaremos de exemplo, uma poção.
    - Vamos cirar tudo primeiro(Não defina níºmeros ou se está ativado.
    - Crie a switch Setou Poção e a switch "P/ Organizar"
    - Crie as seguintes Variáveis: |(IT) Poção X|(IT)Poção Y|(IT)Propose X|(IT)Propose Y
    - Agora faça a primeira página do item não ter gráfico nenhum e ser um evento paralelo
    - Coloque um Change Variável: (IT)Propose X +1
    - Coloque uma Fork Condition: Variable (IT)Propose X = 19(Sendo que 19 é o valor aonde termina uma linha do inventário(um bloco depois do íºltimo item a ser guardado, o valor pode mudar dependendo do seu mapa, geralmente é 19), deixe marcado para ELSE Case
      - Coloque um Change Variável: (IT)Propose X Set 1(Sendo um o primeiro item de uma linha)
      - Coloque um Change Variável: (IT)Propose Y +1
      - Coloque um Change Variável: (IT)Poção X Set (IT)Propose X
      - Coloque um Change Variável: (IT)Poção Y Set (IT)Propose Y
    - No ELSE Case
      - Coloque um Change Variável: (IT)Poção X Set (IT)Propose X
      - Coloque um Change Variável: (IT)Poção Y Set (IT)Propose Y
    - Fora da fork, adicione um Change Switch: Setou Poção: ON
    - Crie uma nova página com a condição da Switch Setou Poção e com o gráfico da poção.
    - Deixe-a em branco por enquanto

    3º PASSO - O SETADOR
    - Crie um novo evento que ficará indicando aonde cada item fica. Deixe-o como processo paralelo
    - Como só temos a poção, coloque um Set Event Place, by Variable: (Variáveis: (IT) Poção X, (IT)Poção Y)

    4º PASSO - O BOTÃO  ORGANIZAR
    - No botão organizar, coloque uma Fork Condition: Switch: P/ Organizar - ON
    - Coloque uma Fork: Switch: Setou Poção - ON, sem ELSE
      - Coloque um Change Variável: (IT) Poção X - 1
      - Coloque uma fork: Variável: (IT) Poção X = 0(Sendo 0 o níºmero de X, antes do primeiro item da linha do inventário)
      - Adicione um Change Variável: (IT)Poção Y - 1
      - E um mudando a Váriable (IT)Poção X Set em 18(Sendo 18 o níºmero do íºltimo item de uma linha do Inventário)
      - Coloque um Change Variable, (IT) Propose X - 1
        - Adicione uma Fork: Variável (IT) Propose X = 0
        - Coloque um Change Variável (IT) Propose Y - 1
        - E um Set Variável (IT)Propose X = 18(Sendo 18 o níºmero do íºltimo item de uma linha do Inventário)
    - Você vai precisar fazer esse fork para cada item, sendo que vai mudar a variável

    5º PASSO - CRIANDO UM ITEM (PARTE 2)
    - Na segunda página, coloque um Show Choice(ou o modo que for usar), com a opção de usar o item
      - Se ele usar, faça o efeito de ele usar a poção
      - Depois adicione uma fork se não houver mais o item de poção.
      - Coloque um Change Switch: P/ Organizar - ON
      - Coloque um Change Switch: Setou Poção - ON
     

                                  Créditos
    - leonardo12345678910
    - voçeis por lerem o tultorial