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Tutorial: Definir Classe e Atributos

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 12:01:50 ART

    Olá, pessoal do fórum da MRM!

    Este tutorial vai te ensinar a criar um sistema que vai ajudar o jogador a criar um personagem, escolhendo classe e customizando atributos. Mas não se esqueça de criar uma situação em que faça sentido o personagem já ser "treinado" em uma certa classe!

    Então, vamos lá!

    Material


    1. 5 Eventos Comuns;
    2. 7 variáveis;
    3. 3 Switches;
    4. 2  heróis pra cada Classe que seu jogo vai ter: um homem e uma mulher (nesse tutorial, serão usadas 4 Classes).

    Criando o Sistema


    1. Os Eventos Comuns




    1. Proíba o Menu, usando o comando “Impedir Menu Principal”;

    2. Comando: “Mover Evento”: em “Objeto”, deixe “Herói”, e em “Rota do Evento”, coloque “Direção Fixa”;

    3. Coloque uma mensagem do tipo: “Seu personagem é:”;

    4. Comando: “Mostrar Escolhas”: nas escolhas, coloque “Homem” e “Mulher”. Em “Ação de Cancelamento”, deixe em “Ignorar”;

    5. Dentro dos Forks, coloque os comandos que estão na imagem abaixo:

    Spoiler 
    Imagem Postada

    Explicando:

    O Switch é para que os próximos 2 Eventos Comuns comecem a rodar. 
    A variável define que a aparência do herói quando o próximo evento comum começar será a aparência nº 1. 
    Blaze e Samantha são dois heróis com a mesma classe, mas sexos diferentes, caso o jogador queira jogar com uma mulher em vez de um homem.
    O Switch "Mulher" é para que, se o seu herói for uma mulher, as aparências também mostrarão uma mulher.






    Primeiro, coloque o Evento como "Processo Paralelo", e no "Switch Condicional de Disparo" coloque o Switch CMND Graf (se quiser, mude o nome do switch).

    Agora, coloque esses comandos no Evento:

    Spoiler 

    Imagem Postada

    Explicando:

    Label é para quando as Forks terminarem, elas voltarem sempre aqui.
    Os Esperar é só para evitar qualquer lag que possa ocorrer.
    variável zera o valor que demos para o jogo através do Definir Teclas Adicionais.
    O comando Definir Teclas Adicionais lê as teclas esquerda (2)direita (3) e decisão (5).



    Depois, coloque esses comandos aqui (é, são muitas imagens, mas acredite, é melhor explicar com elas como referência). Coloque um desses para cada classe que seu jogo tiver:

    Spoiler 


    Imagem Postada

    Explicando:

    No primeiro Fork, o evento verifica se a aparência que está sendo mostrada é a aparência da 1ª classe.

    No segundo Fork, o evento verifica se você apertou para a Esquerda. Se sim, ele mostra a aparência 4.

    No terceiro Fork, o evento verifica se você apertou para a Direita. Se sim, ele mostra a aparência 2.

    No quarto Fork, o evento verifica se você apertou a tecla de Decisão. Se sim, ele mostra uma mensagem com uma descrição curta da Classe e pergunta se você quer que seu herói seja daquela Classe. Se sim, uma mensagem confirmando o fato é mostrada; se não, o evento vai para a Label 1.


    Depois da mensagem confimando a Classe que você escolheu, coloque esses comandos:

    Spoiler 


    Imagem Postada

    Explicando:

    Esses comandos são para o Evento Comum que vai cuidar da customização dos atributos do personagem.

    Você pode mudar o valor da variável Ptos. Stats a seu gosto.





    Vamos lá, mais um evento comum...


    Primeiro, coloque o Evento como "Processo Paralelo", e no "Switch Condicional de Disparo" coloque o Switch CMND Graf.

    Depois, coloque esses comandos:

    1. Um Fork que verifique se o Switch Mulher está ligado. Deixe marcada a caixa de Exceção Possível, ou coisa assim.

    E coloque os comandos destacados na imagem:

    Spoiler 


    Imagem Postada

    Explicando:

    Se o Switch Mulher estiver ligado, o gráfico do herói será o gráfico de uma mulher.

    Cada valor da variável Pos Gráfico irá deixar apenas um herói na turma, que será o herói da Classe que será explicada quando o jogador apertar a tecla de Decisão.

    Coloque um Fork desses pra cada Classe que seu jogo tiver, deixando sempre um herói diferente a cada valor da variável.

    Na Exceção, faça a mesma coisa, mas com heróis homens.






    Este evento será em "Processo Paralelo", com "Switch Condicional de Disparo" o Switch Stats.

    Crie um Fork que verifique se a variável Ptos. Stats está com um valor igual a zero. Deixe marcada a caixa de Exceção Possível, ou coisa assim.

    Se o valor da variável for igual a zero, coloque esses comandos:

    Spoiler 


    Imagem Postada

    Explicando:

    A mensagem é para mostrar quantos Pontos foram para cada atributo.

    Mostrar Escolhas é para confirmar se o jogador quer essa distribuição. Se sim, os valores das variáveis são adicionados aos atributos do herói com o comando Mudar Atributo; se não, todas as variáveis retornam ao seu valor inicial.

    Chamar Evento é para chamar o último evento comum, que definirá o nome do herói.



    Na Exceção, coloque esses comandos:

    Spoiler 


    Imagem Postada

    Explicando:

    A mensagem é para mostrar quantos Pontos ainda estão sobrando.

    Mostrar Escolhas é para que o jogador decida para qual atributo básico ele dará o ponto. Quando um atributo é escolhido, 1 é adicionado na variável do atributo, e 1 é subtraído da variável Ptos. Stats.





    Agora, o último Evento Comum ( Aleluia!).


    Nesse evento, coloque uma mensagem perguntando o nome do herói.

    Depois, coloque um Fork igual ao da imagem. Um Fork para cada herói que possa estar no grupo. Nesse Tutorial, são 8 heróis, 8 Forks.

    Spoiler 


    Imagem Postada





    Créditos:

    A mim, por criar e disponibilizar.

    Obs.: Eu só pesquisei na seção de Tutoriais e Sistemas por Eventos para RM2K/3. Se tiver um tutorial muito parecido com esse em alguma outra seção, me desculpem.

    Avaliem o tutorial e o sistema, por favor.

    Até mais! :ok: