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Puzzle de Pedra que abre portões. [SIMPLES]

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 12:19:09 ART

    Olá pessoal,hj estou dispondo o meu primeiro tuto,que é um puzzle de uma pedra,que quando éencostada no botão,abre um portão.

    Conhecimentos requeridos:

    -Switchs
    -Variáveis
    -Forks

    Vamos começar.

    Primeiro,em seu jogo,faça uma caverna,com um portão,todo feito em eventos como mostra a figura no retângulo verde(todos os eventos com push key,same level as hero):

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    Obs:Os três eventos ali,nós faremos depois...

    Agora,faça um botão,como na figura abaixo(IMPORTANTE!Desculpem-me,na figura abaixo a opção está como same level,mas o botão é below hero  -_-'''):

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    Agora vem um passo importantíssimo,quando você for fazer o botão,tem que olhar as coordenadas dele,exemplo,na minha,as coordenadas dele são 017,008(é mostrado nos retângulos azuis):

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    Agora,faça um evento chamado pedra,push key,same level as hero,e no Events commands,de um som á ele,com o Play SE,earth4 com o tempo maximizado em 150%:

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    E depois de feito,clique em move event,na segunda aba,selecione ''this event'' e coloque:''Normal Face hero'' e ''Escape from hero''(Step Away from hero),e marque a opção''ignore if cant be moved'':

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    Feito isso,a pedra ja esta pronta.Crie um novo evento em Parallel Process(Processo Paralelo) e faça o seguinte:

    Crie uma variável chamada Pedra X,e no ''Operand'' vá em event,selecione pedra(que foi o evento que você criou) e na caixa ao lado,selecione ''X coordinate''.
    Depois Crie uma variável Pedra Y e faça a mesma coisa selecionando pedra,mas na caixa ao lado,escolha ''Y coordinate''.
    Agora faça uma fork selecionando variable,selecione a variável Pedra X,e coloque 17,deixe no same mesmo.
    Mas por que 17?Lembra da terceira foto?Eu não disse para olhar as coordenadas dele,e na minha foi 017,008?É isso,017 é a coordenada X,e 008 é a Y,e é por isso que ainda dentro dessa fork faremos outra,mas dessa vez selecionando a variável Pedra Y
    e no box,marcaremos 8  :ok:
    Ai no meio entre as duas,vá em Play SE que está na 3ª aba,e selecione o ''Success2''(Mas isso é vc quem sabe,é só para vc saber,que resolveu o puzzle com sucesso).E crie um switch chamado ''Puzzle Resolvido''

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    Agora,crie uma página nova.e no event conditions,marque o swich e selecione o ''Puzzle resolvido!"

    Também crie uma página nova em todos os eventos que estão formando a porta,mas não coloque gráfico nenhum,e coloque como push key below hero,e é claro no event conditions selecione o switch ''Puzzle resolvido!''

    Faça o mesmo na pedra,criando uma nova página,e selecionando o switch ''Puzzle Resolvido!'' no event conditions,e pronto!Seu puzzle está terminado...




    Esse tipo de puzzle,é bem fácil,e a partir dele vc pode até ir criando outros,ir colocando um labirinto para mover a pedra,etc,etc,etc.Apenas use sua imaginação!
    Espero que tenham gostado do meu tutorial,pois é o meu primeiro.Pode até ser que eu venha fazer mais e ir postando.Só não posto a demo,pq naum sei anexar arquivos em sites de download(4shared,2shared,mega upload,rapidshare,etc...) ¬.¬

    Até mais!