Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Meios de Transporte

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 12:20:31 ART

    Olá, meu nome é Danilo FreitaZEstou aqui com meu terceiro tutorial:

    Meios de Transporte (Automáticos)
    Idéia Básica: Criar um sistema que utilize transportes como charretes, metrôs, aeronaves... sem precisar que o herói fique andando pelo mapa.

    Vamos exemplificar com uma estação de trem!

    1- Tendo dois mapas em mãos, crie uma casa em cada um. Elas serão as estações.

    2- Com um NPC ou uma máquina geradora faça com que o herói compre o Item: "Passagem para ####" (# = nome da outra cidade). Podem existir várias cidades e, logo, várias passagens.

    3- Depois da compra, coloque um chipset de trem e faça seu herói entrar nele apenas se conter a passagem nas mãos. (Se não tiver tal chipset pode colocar uma porta com uma mensagem ao lado dizendo: "Entrada para o Trem".

    4- Utilizando Fork Conditions (item= Passagem / usado), faça um mapa que seja o interior do meio de transporte utilizado. (Como o exemplo é de Trem, faremos um corredor grande com salas aos lados, no final uma varanda e no começo a maquinaria.

    5- Dentro, crie uma variável de tempo dependendo da distância entre as duas cidades. Ou seja, uma fork conditions (item= Passagem pra Salvador / usado) -> Esperar 10.0 seg. Quando o tempo acabar coloque uma mensagem dizendo: "Chegou!" e ative a switch para que, na hora de sair, o herói vá para a entrada da estação da outra cidade. (Não se esqueça dos sons de trem andando e do trem chegando! Isto enriquece o jogo)

    6- Depois da chegada sempre retire o item da passagem (Remover Itens: Passagem para #### - 1)

    7- Pronto!

    Você pode inovar, claro!
    Darei algumas idéias para tornar este sistema mais atrativo e avançado:

    - Estradas alternativas que não usem meios de transportes. Mas devem ser beeeeem longas para que o herói pense um pouco antes de escolhê-las entre uma ida simples e rápida de trem. ( Se for possível botar uma linha de trem passando em cada estrada seria bom. Como se o herói ficasse desiludido: "Droga, se eu tivesse comprado uma passagem já teria chegado lá!")

    - Outros meios acoplados. Como charretes que não precisam de estações, mas não chegam às cidades por caminhos looongos. Ou seja, seria preciso usar dois charreteiros pra chegar na cidade ####.

    - Horário do Trem. Utilizei isto no jogo YODA. O trem só partia numa faixa de horário entre 10 e 15 horas, por aí. Mas seria preciso variáveis de tempo em paralelo. Eu não coloquei Dias da saída, mas também seria interessante. Sairia no Dia 21 das 10 às 12 horas. Se o herói não chegasse no momento certo, perderia o trem!

    Meios bons para serem utilizados:
    - Medieval
    Charrete
    Barco simples
    Navio
    Balão

    - Período Atual
    Trem
    Transatlântico
    Metrô
    Táxi
    Buzão (ônibus)
    Avião

    - Futurístico
    Aeronave
    Torpedo
    Cápsula Espacial
    Submarino
    Estação de Teleporte

    Bom, só isso. Qualquer coisa é só comentar.
    Obrigado. ;)