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[RPG Maker 2K3] Sistema : Achar loot no cenário de batalha.

    • 683 posts
    29 de maio de 2015 12:37:10 ART

    Olá, pessoal.

    Eu estou disponibilizando um tutorial para criar um sistema (criado por mim) que faz com que o herói ache Loot no 
    meio da batalha.

    Bom, vamos ao que interessa.

    Obs.: É o meu primeiro tutorial.:-D

    Material


    1. 1 Switch;
    2. 2 Variáveis;
    3. 2 Common Events;
    4. 1 Battle Command ( Comando de Batalha)
    5. Um mínimo de conhecimento em Eventos.


    Criando o Sistema

     

    1.O Battle Command


    Na aba Battle Layout do Database, tem uma box chamada "Default Battle Commands" (ela fica do lado direito da 
    imagem). Clique no botão "Set" dentro dela. Vai abrir uma janela chamada "Battle Commands". Clique em "Array Size",
    aumente para 12 ( se você ainda não criou nada aqui). Em "Name", coloque "Loot", e em "Archetype", coloque "Link to
    Event". Clique em "OK".

    2.O Switch


    Crie um Switch chamado "Loot". Ele será usado nos Common Events para disparar uma nova página nos Battle Events das
    batalhas onde o sistema estará rodando.

    3.As Variáveis


    Crie 2 Variáveis:

    2.1.Uma chamada de "Procurar Loot", e atribua a ela um valor Random de 0 a 100.

    2.2.E outra chamada "HP Procurar Loot", e atribua a ela um valor Random de sua escolha.

    4.Os Common Events


    4.1.Chame um Common Event de "Loot OFF" com Trigger "Call" e coloque um comando "Change Battle Commands".
    Em "Hero",  selecione o herói que pode usar o comando "Loot"; em "Command", selecione o comando "Loot"; e selecione
    a opção "Remove".
    Coloque também um comando "Switch Operation", para ligar o Switch que você criou.

    Isso é para disparar a segunda página nos Battle Events.

    4.2.Chame o outro Common Event de "Loot ON", e coloque um comando "Change Battle Commands".
    Em "Hero",  selecione o herói que pode usar o comando "Loot"; em "Command", selecione o comando "Loot"; e selecione
    a opção "Add".

    5.O Battle Event


    Na batalha onde o sistema estará disponível, em "Battle Events", coloque os comandos a seguir:

    Página 1 Trigger: [HERÓI QUE PODE USAR COMANDO LOOT] uses [Loot] command

    Variable Operation: [XXXX Procurar Loot] Set, Random [0-100]
    Variable Operation: [XXXX HP Procurar Loot] Set, Random [90-100]
    Branch: Var[XXXX Procurar Loot] is [CHANCE DE ACHAR ALGO] less/equal
    Message: Voce achou [QUANTIDADE] [NOME DO ITEM]!
    Item Management: Add [QUANTIDADE] [NOME DO ITEM]
    Call Common Event: Loot OFF
    Else
    Message: Voce nao achou nada.
    End



    Página 2 Trigger: Switch [XXXX Loot] ON

    Branch: [HERÓI QUE PODE USAR COMANDO LOOT]  Can Act
    Change HP: [HERÓI QUE PODE USAR COMANDO LOOT] [VARIAVEL HP PROCURAR LOOT] Remove
    Call Common Event : Loot ON
    Switch Operation [XXXX Loot] OFF
    End


    Explicando: 

    O comando Change HP é para tirar vida do herói, como se, enquanto ele pegava o item, um monstro tivesse aproveitado
    a oportunidade e atacado ele.
    E também para fazer com que o jogador pense um pouco antes de usar esse comando.

    2ª Versão


    Essa versão é um pouco mais simples.

    Nela, ao invés de colocar os Battle Commands nas batalhas, existe uma Skill que faz o herói procurar o Loot.

    1. Material


    1. Uma Skill;
    2. Um Common Event.

    2. A Skill


    1. Na aba "Skills" do "Database", crie uma nova Skill com o nome de "Loot".
    2. No "Type", coloque "Switch".
    3. No "MP Consumed", coloque o valor que desejar.
    4. Na "Description",  coloque a descrição da Skill.
    5. O "Sound Effect" é opcional.
    6 .Em "Turn ON Switch", coloque um switch qualquer chamado "Loot".

    3. O Common Event


    1. Crie um Common Event chamado "Loot".
    2. Em "Trigger", coloque "Auto Start".
    3. Em "Trigger Switch", coloque op switch "Loot" que você criou.
    4. Nos Comandos, coloque:

    Imagem Postada

    O valor da Variável "Loot" poderá ser alterado conforme a sua vontade e conforme a quantidade de itens que você quer que estejam disponíveis.

    Você também pode criar Skills de Loot mais avançadas, como Loot Lv. 2, para que o herói ache itens mais raros. Só se lembre de criar um novo Common Event e um novo Switch para essa Skill.

    4. Explicando:

    Com isso, a mensagem que te avisará se você achou ou não alguma coisa aparecerá DEPOIS da batalha. Isso pode ser um incoveniente, dependendo do seu ponto de vista, mas simplifica MUITO a vida de quem quer que esse sistema esteja em todas as batalhas do jogo.


    Bom, é isso. Avaliem o tutorial e o sistema, por favor.

    Créditos:

    A mim, por criar e disponibilizar.