Olá! Seja bem-vindo a mais um dos meus tutoriais: Aprender habilidade quando arma equipada ou por condições.
Quem não quiser ler, quer uma ajuda, ou não entendeu, há o projeto do jogo com o sistema anexado no final deste recado!!!
Este tutorial fará com que algum dos seus personagens aprendam uma habilidade quando uma arma estiver equipada ou quando ele estiver com uma "doença".
Que materias preciso para fazer isso?
O material é super básico:
- 1 Evento Comum;
- 1 Switch;
- Habilidades e Equipamentos;
- Condições (Envenenado, Sono, Paralizado)
- Monstros.
E agora? O que eu faço?
Abra o Database e vá para "Eventos Comuns".
1 - Abra o Database;
2 - Vá para "eventos comuns";
3 - Coloque o nome que você quiser, condição de início paralelo, sem switch;
4 - Clique duas vezes no quadro branco;
5 - Vá para "condições if (fork)"
6 - Aparecerá outra janelinha. Vá para a aba 2.
7 - Clique em "herói" (escolha o personagem) e clique nos três pontinhos que está na barra inferior do herói;
8 - Escolha qualquer uma das condições da forma que você desejar;
9 - Dê "Ok" nas duas janelinhas. Obs: Deixe o "exceção possível (else case)" marcado.
10 - Clique duas vezes embaixo do "if";
11 - Na aba 1, selecione "Mudar técnicas";
12 - Selecione se você quer a magia ensinada para o grupo todo ou só para um personagem e se quer ensiná-lo ou fazer que esqueçam a Magia;
13 - Embaixo do "Exceção" faça a mesma coisa, só que ao contrário. Ex: Se antes ele aprendeu uma magia, agora ele esquece-a;
14 - Faça isso quantas vezes quiser na mesma página do evento comum, criando outras condições, (lógico);
15 - Para os efeitos de "saúde" (veneno, paralizia, sono), você também os coloca no evento comum;
16 - Para que eles funcionem, vé em "equipe de monstros" (database);
17 - Nos comandos, peça para disparar com uma switch que já esteja ligado;
18 - Clique duas vezes no espaço branco e selecione "chamar evento comum";
19 - Chame o evento das condições e pronto!
20 - Teste para ver se deu certo.
Pronto! O seu herói agora aprenderá habilidades quando estiver equipado. Mas não se esqueça, não se limite a ensinar uma habilidade por arma ou condição.
Mas, já acabou?
Sim. Como eu disse, é um sistema bem simples.
Espero ter ajudado vocês.
Grato pela atenção!
::Créditos: LCX
::Agradecimentos especiais: A MRM e todos que estão nela pela oportunidade