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#Aula 1 ~ Criando seu ABS [Básico]

    • 404 posts
    29 de maio de 2015 16:19:43 ART
    Aula 1 ~ Criando seu ABS

     

     

    Bem, como já tenho uma vasta experiência em sistema por eventos decidi criar uma aula ensinando a criar alguns sistemas dos mais básicos aos mais avançados, nessa primeira aula ensinarei a criar um ABS (Action Battle System) bem simples apenas uma base para a suas criações futuras. Prometo ainda lançar mais dessas aulas ensinando vocês a criarem outros sistemas então fiquem ligados aqui na comunidade. Obrigado pela atenção, e boa aula.

     

     

     

    Ínicio da Aula ~ Começando

     

     

    1º ~ Criaremos um evento no mapa 
    (Que será o inimigo), que para ativar quando "Tocar o Herói" (Em outras palavras: O evento vai ser ativa quando o herói tocar no mesmo) que possuirá os seguintes comandos:

    Operação de Variável com: (Crie 3 variáveis ~ Preste atenção abaixo)
    1 Variável para armazenar o HP do Inimigo.
    1 Variável para armazenar o Ataque do Inimigo.
    1 Variável para armazenar o Ataque do Herói


    Nome-as como desejar mais coloque do modo mais simples para conseguir lembrar com facilidade.

    Abaixo desses comandos, coloque um novo comando com a opção Switch Local, que irá ativar a próxima página do evento.

    Na página que que será ativada pela Switch Local, estará em "Ao Tocar o Herói" para a mesma ser iniciada, e será feita do seguinte modo:

    1 Condição de Tecla. (Caso estejá pressionada "Tecla de Ataque do herói")
    1 Variável que armazena o HP do Inimigo que terá seu valor diminuido pelo ataque do herói.
    1 Animação. (Que será mostrada caso o inimigo recebe um ataque do herói)
    Caso a tecla não estejá pressionada, o herói terá seu HP diminuido pelo Ataque do Inimigo, e  uma animação será mostrada no herói caso ele receber o ataque de um inimigo.


    Vejá como ficou o evento:
    Spoiler Página 1 
    Imagem Postada

    Spoiler Página 2 
    Imagem Postada


    Este já e a alma do nosso ABS mais como o Herói morre? E o inimigo?
    A resposta para essas perguntas são bem simples, criaremos uma condição onde a variável "HP do Inimigo" for menor ou igual a 0, ativará uma Switch Local, que irá para uma página vazia (Tudo isso deve estar dentro do ataque do herói (Dentro da Condição), logo abaixo da animação que será no inimigo.
    Isso servirá como um sistema analisador que irá verificar se o HP do Inimigo é menor ou igual a 0 assim quando for o inimigo irá morrer. (Lembre-se de desmarcar a opção: Adcionar exceção se não cumprida as condições)


    Vejá como ficou a 2º Página do nosso evento:
    Spoiler Página 2 
    Imagem Postada

    Spoiler Página 3 
    Imagem Postada

    Creio eu que não necessitava eu postar a página 3 mais para que não haja dúvidas postei mesmo assim.

    Bem nossa aula está quase no fim e nosso ABS quase completo, mais devido uma "limitação" do RPG Maker XP o HP do herói nunca chega a 0 por isso o herói não morre o HP do herói chega a 1, por isso iremos fazer que quando o HP do herói chegue a 1 ele morra, iremos fazer da seguinte forma:

    Dentro da condição de ataque do herói (na execeção onde ocorre o ataque do inimigo ao Herói mais precisamente), colocaremos uma Operação de Variável é criaremos uma variável que terá o mesmo valor do HP do Inimigo (Quer dizer que caso o HP do Herói diminuir 10 o valor da variável também irá diminuir 10) logo abaixo criaremos uma condição para caso essa variável que criamos chegar 1 um ou menor, o herói morrer e dar Game Over. (Lembre-se de desmarcar a opção: Adcionar exceção se não cumprida as condições)

    Veja como ficou a página 2 (Final) do nosso ABS:

    Spoiler Página 2(Final) 
    Imagem Postada


    Pronto agora, basta salvar é testar nosso ABS caso ocorrer algum erro, basta postar suas dúvidas aqui nesse tópico, para ataque pressione ENTER ou ESPAÇO, obrigado por essa oportunidade de poder ensinar a vocês como criar um ABS, caso queram aprender mais sobre Variáveis é coisas do tipo deixarei aqui alguns tutorias que concerteza iram lhes ajudar.

    Obrigado pelo tempo.

     

     

     

    Aulas úteis caso queira aprender um pouco mais sobre Variáveis

     

    Entendendo de uma vez por todas: Variáveis - Aula 1 ~ Por MayLeone
    Entendendo de uma vez por todas: Variáveis - Aula 2 ~ Por MayLeone
    Aula 4 - Variáveis ~ Por Sasuke_Uchiha

     

     

    Créditos & Agradecimentos

     

    Sasuke_Uchiha pela sua aula "Criando um ABS Básico" que foi base para a criação dessa. (Fiz esse tutorial pois a aula do Sasuke_Uchiha estava com as imagens down, prometo em breve lançar um nova aula ensinando a fazer mais coisas e a turbinar seu ABS.
    MayLeone pelas suas aulas de variáveis que vieram a acalhar em alguns momentos.