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tutorial básico- Abas de evento

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    29 de maio de 2015 20:06:57 ART

    introdução

     

    Olá makers, eu vim fazer esse tutorial básico para inicantes no rpg maker, se você já usa faz tempo provavelmnte apenas perdera tempo, pois são coisas bem simples mesmo, mas se e novo, isso pode ajudar bastante!



    Como criar um evento

     

    Bem, se você esta lendo isso, provavelmente não deve saber quase nada do rpg maker, então, estarei ensinando como criar um evento, uma coisa que e bem simples, e só clicar em F6, ou acessar pelo editor, segue imagem
    https://lh6.googleus...QOpo=w1342-h523

     

    1° aba

     

    -Mensagem: onde você ira criar textos, que poderão ser usados em cutsenes, falas com npcs, e você também podera fazer perguntas

    -Comandos do grupo: aqui você mudara itens e outras informações do grupo, podendo adicionar dinheiro, itens e até modificar o grupo.

    -Progressão do jogo: nessa parte você ira adicionar informações que registrarão momentos, essa e a parte mais complicada dos eventos e eu provavelmente farei uma aula especial para ela.

    -Comandos do héroi: essa parte se parece com a do grupo, só que envés de modificar todo um grupo, modifica apenas um herói, adicionando uma roupa exclusiva para ele, mudar seu nível, sua vida mana e etc, tudo individualmente.

    -Controle de fluxo:essa e uma parte complicada, mas ela ira controlar como os eventos irão seguir, adicionando condições, ou fazendo ciclos infinitos, e até acabando com eventos

    -Musicas e efeitos sonoros: essa aba e simples, ela reproduz sons diversos como musicas ou qualquer outro tipo de som

    -Efeitos da tela: outra aba simples, ela tem a funcionalidade de escurecer a tela, fazer ela tremer, usar efeito flash nela entre outras modificações na tela do jogo

    https://lh4.googleus...__dM=w1342-h523

     

    2° Aba

     

    -Movimento: essa parte simplesmente ira movimentar "coisas" do jogo, como o personagem, eventos, a tela, veículos e coisas do gênero

    -Tempo: essa aba e simples, ela possui a funcionalidade de adicionar tempo até outra parte do evento

    -Comandos do personagem: essa aba pode ser considerada uma parte para coisas visuais, nela você pode adicionar expressões, deixar coisas invisíveis, mostrar animações e outras coisas visuais

    -Musicas e feitos sonoros: mais uma aba simples, seu objetivo e reproduzir qualquer tipo de com no rpg maker 

    -Efeitos de tela: essa aba simplesmente adiciona "coisas" na tela, como tremores, muda sua cor, faz efeitos de flash etc
    https://lh4.googleus...JsHI=w1342-h523

    3° Aba



    -Controle de cena: essa aba, chama cenas, como o menu, o game over, a cena de salvar progresso entre outras cenas, vamos dizer que ela chama "caixas" de informações

    -Configurações do mapa: essa parte serve para editar o mapa, mudando seus gráficos, fundo, localização etc


    -Configurações de batalha: essa parte muda informações da batalha, como chama novos inimigos, inicia uma batalha, aumenta a vida do inimigo etc

    -Configurações do sistema- essa e aba dos outros vamos dizer, ela faz configurações do deatbase, só que no evento  

    -Vídeo: não tem muito que falar né? 

    -Avançado: e usado em sistemas complicados para chamar eventos que modificam o evento ou qualquer outra coisa
    https://lh4.googleus...4KSY=w1342-h523



    Bem, espero que isso tenha sido útil se você e um membro novo, e gostaria que falassem se quiserem mais tutoriais  :ok: