HZ System
- Por Vecchio
Introdução
Então. Antes de mais nada, saiba que pra este sistema funcionar, você vai precisar de um script que NÃO FOI FEITO POR MIM, mas sim feito pelo Raizen884 que está no final dessa página (e na DEMO). Seria possível fazer sem ele, mas levaria mais tempo, então, vamos lá. O script em si faz com que o GameOver padrão do RPG Maker VXAce seja desativado e ao invés disso, o jogador é teletransportado para um mapa (configurável no script em si), e nele, podemos fazer o que bem entender usando simples eventos com Processo Paralelo. É aí que entra meu sistema.
Ele se adéqua mais em jogos de suspense/terror (onde do geral não há batalhas no estilo RPG), já que eu fiz pra um de mesmo gênero. Ele mostra uma imagem, e alguns segundos depois, essa imagem muda pra outra e toca um som (no caso, o maker pode colocar uma imagem de alguém/algum personagem, e logo em seguida ela mudar pra uma versão mais macabra e assustadora da mesma e tocar um som repentino, como eu fiz em meu projeto). Após isso, o jogador fica numa tela de GameOver que fica estática até o jogador segurar Z (tecla configurável) por alguns segundos, então ele volta pro menu principal. Pode parecer bem simples, mas algumas imagens ficam "piscando" no GameOver estático, além de que quando se segura o Z para voltar ao menu principal, elas vão desaparecendo lentamente (não ao mesmo tempo) e uma imagem (personalizável) vai da direita pra esquerda, causando uma espécie de degradê na imagem de fundo (baixe o sistema e veja por si só como funciona). E também, fiz esse sistema mais para ajudar novatos mesmo :P.
O Sistema
Lembrando que para o sistema funcionar corretamente, você deve colocar o ID do mapa onde acontecerá o Game Over no script do Raizen:
Depois lembre-se de usar o comando Fade Out antes do Chamar GameOver, caso contrário, seu personagem aparecerá por um breve segundo no mapa do GameOver, o que é bem feio. Depois é só copiar o evento no mapa de GameOver contido na Demo do jogo:
Lembre-se também que se você usar algum sistema/script que adicione huds, sejam por imagens ou não, na tela, desative-os antes do Fade In no começo do evento (imagem acima). Você também pode usar as imagens necessárias que já vem na Demo, mas recomendo fazer suas próprias ou pedir numa fábrica/ao designer da sua equipe, pois fiz essas bem rapidamente apenas para demonstrar como funciona o sistema em si. Lembre-se também de customizar os sons se quiser (porque, convenhamos, os que já vem no RPG Maker VXAce não combinam). Enfim, é isso. Qualquer dúvida ou relato de bug, mandem por aqui. Obrigado por ler até aqui, e espero que gostem/achem útil. Link de download abaixo.
PS: Se for novato no RPG Maker, recomendo que estude um pouco o sistema para entender como funciona cada comando, assim você pode aprender um pouco mais sobre o VXAce sem muito esforço (eu espero).
O Script
#=======================================================# Game Over por Eventos# Autor: Raizen# Comunidade: www.centrorpg.com# O script fará com que o jogador ao acontecer o gameover, ele vá# para o mapa escolhido, assim possibilitando gameovers totalmente por eventos#=======================================================moduleLune_Event_Over# Configure aqui o mapa e as posições do personagem# para aonde ele irá no game over.# ID do mapa MAP_ID =2# Map pos X X =5# Map pos Y Y =5end#==============================================================================# ** Scene_Gameover#------------------------------------------------------------------------------# Esta classe executa o processamento da tela de game over.#==============================================================================classScene_Gameover<Scene_Base #-------------------------------------------------------------------------- # * Processamento principal #-------------------------------------------------------------------------- def start super DataManager.setup_game_over $game_map.autoplay $game_map.update SceneManager.goto(Scene_Map) end #-------------------------------------------------------------------------- # * Finalização do processo #-------------------------------------------------------------------------- def terminate super endend#==============================================================================# ** DataManager#------------------------------------------------------------------------------# Este módulo gerencia o jogo e objetos do banco de dados utilizados no jogo.# Quase todas as variáveis globais são inicializadas no módulo.#==============================================================================moduleDataManager #-------------------------------------------------------------------------- # * Criação de uma tela de gameover #-------------------------------------------------------------------------- defself.setup_game_over $game_map.setup(Lune_Event_Over::MAP_ID) $game_player.moveto(Lune_Event_Over::X,Lune_Event_Over::Y) $game_player.refresh endend
Screenshot
Créditos
Ao Raizen884 por criar o script e facilitar a criação do sistema, e a mim, Vecchio por criar o sistema. Você pode usar esse sistema em seu projeto, mas você DEVE DAR CRÉDITOS AO RAIZEN E A MIM. Não poste esse sistema em outro site sem a minha autorização. Ufa, demorei um pouquinho fazendo e organizando esse tópico, mas espero que tenha valido a pena, hehe (e nem que eu esteja desrespeitando nenhuma regra por usar o script do Raizen em conjunto com o sistem :P)!