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Comandos Chamar Script[MRM Recomenda #103]

  • J\u00e9ssica Oliveira
    • 206 posts
    29 de maio de 2015 20:30:32 ART

    Alguns Comandos do Chamar Script

     

    Imagem Postada


    Olá Makers!
    Estou deixando uns comandos do Chamar Script
    que podem ser úteis na criação dos sistemas!
    São comandos simples, mas que muita gente
    pode não saber que é possível de se fazer!
    Vamos lá:

    # Mudar nome de um Membro da Party In Game:

    $game_party.members[x].name ="Nome"

    Onde X é o ID do Membro na Party, começando
    por Zero!

    # Mudar nickname de um Membro da Party In Game:

    $game_party.members[x].nickname ="Nome"

    Onde X é o ID do Membro na Party, começando
    por Zero!

    # Mudar Nome do Líder In Game:

    $game_player.actor.name ="Nome"


    # Mudar nickmane do Líder In Game:

    $game_player.actor.nickname ="Nome"


    # Mudar Nome da Classe In Game:

    $data_classes[x]="Nome"

    Onde X é ID da Classes no DataBase e "Nome"
    é o Nome que você quer colocar!

    # Mudar Nome de um Item In Game:

    $data_items[x].name ="Nome"

    Onde X é ID da Classes no DataBase e "Nome"
    é o Nome que você quer colocar!

    # Mudar Nome de uma Habilidade In Game:

    $data_skills[x].name ="Nome"

    Onde X é ID da Habilidade no DataBase e "Nome"
    é o Nome que você quer colocar!

    # Mudar Nome de uma Arma In Game:

    $data_weapons[x].name ="Nome"

    Onde X é ID da Arma no DataBase e "Nome"
    é o Nome que você quer colocar!

    # Mudar Nome de uma Armadura In Game:

    $data_armors[x].name ="Nome"

    Onde X é ID da Armadura no DataBase e "Nome"
    é o Nome que você quer colocar!
    :mrm=linha:

    Os próximos comandos, são usados para desenhar
    um Bitmap no Mapa, parametros de um jogador,
    variáveis, etc, convertendo a informação
    guardada em uma variável numa String!
    Segue um Exemplo abaixo:

    t=$game_variables[x].to_s @nome=Sprite.new @nome.bitmap =Bitmap.new(200,50)@nome.bitmap.draw_text(0,0,100,20, t,1)


    O comando

    .draw_text

    , desenha na Tela o Valor
    da Variável t com os seguintes argumentos:
    (x, y ,altura, largura, t, posicionamento)
    A variável local t, guarda o texto a ser desenhado
    na Tela, que pode ser substituído pelo valor 
    de uma das Variáveis Globais listadas abaixo:

    # Converte o valor de uma variável x numa String

    t = $game_variables[x].to_s

    X é a ID da Variável no DataBase

    #Converte o valor do Gold numa String

    t = $game_party.gold.to_s


    #Converte o valor dos Passos numa String

    t = $game_party.steps.to_s


    #Converte o HP do Herói numa String

    t = $game_player.actor.hp.to_s


    #Converte o MP do Herói numa String

    t = $game_player.actor.mp.to_s


    #Converte o EXP do Herói numa String

    t = $game_player.actor.exp.to_s


    #Converte o Apelido do Herói numa String

    t = $game_player.actor.nickname.to_s


    #Converte o Level do Herói numa String

    t = $game_player.actor.level.to_s

     

    Agradecimentos:

    Agradeço ao Khrono, por responder 
    Esse Tópico

    Alguns comandos podem ser desnescessários (ou não), 
    e outros podem ser bem úteis, vai depender do estilo de jogo!
    Assim que achar mais comandos, irei postar aqui!
    Espero que possa ajudar!
    Até!!! 

  • Luiz Neto
    • 2 posts
    19 de abril de 2018 19:18:49 ART

    Oi, eu estou fazendo um sistema de menu por eventos no RMXP, e queria saber o que eu coloco no chamar script, para chamar o menu de itens, habilidades, equipamentos, status e formação. Por favor vc pode me ajudar, é para o RPGMakerXP.