Introdução:
Então pessoal, isso foi uma ideia que tive para os que querem iluminar apenas uma parte do mapa, sem usar nenhum script, eu no começo achei q ia ser muito simples (simples é mas muito trabalhoso!). Com esse sistema você consegue iluminar apenas o que você quer (eu aqui uso quadrados, mas você usa a forma que quiser.)
O que você vai precisar?
* Você vai precisar de uma imagem de um quadrado com cor de luz (botei um amarelo com baixa opacidade) na demo eu uso essa:
Repare que ela tem 32x32 pixels, isso é exatamente o tamanho de um tile do rpg maker.
* Uma certa paciencia.
Como fazer:
1 - Passe a sua imagem (ou a que deixei ai em cima) para seu rpg maker.
2 - Crie um evento de diminuir a tonalidade da tela e coloque em inicio automatico e de um switch local (tente por esse evento sendo o de id=1).
3 - Agora crie alguns eventos de iluminação e chame a imagem que você colocou no rpg maker e coloque aonde você quiser, seguindo essas dicas:
*Use o zoom horizontal e vertical se quer fazer linhas retas de luz.
*Cada title tem 32 pixel, se quer um quadrado de luz no terceiro title da primeira linha, multiplique 32 por 3 que dá 96, então 96 seria o a posição x da imagem.
Eu sei que a explicação está muito, mas muito ruim, eu vou tentar reformular as explicações, e vou disponibilizar a demo, e acho que fica mais fácil entender...
Vídeo:
qEPR1ulAYTI
Download da demo: https://www.mediafir...6od2ze5y50g7mfm