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[Rm2k/2k3] Conceitos sobre casas numéricas

  • Fl\u00e1vio Henrique
    • 683 posts
    2 de junho de 2015 17:21:14 ART

    Bom, aqui vai mais um tutorial teórico.
    Neste tópico vamos pegar uma noção melhor sobre as casas decimais das variáveis no RPG Maker, ou seja, saber encontrar a unidade, dezena, centena, milhar e assim vai...

    Antes de fazer as aplicações, você precisa pensar: "Poxa, como é que eu posso fazer isso calculando somente números inteiros?". De repente, a lâmpada na cabeça :ideia: .
    Peguei um número qualquer, "12345" (Doze mil trezentos e quarenta e cinco). Com esse número, eu fiz os seguintes cálculos:

    12345/10 = 1234 e sobrou 5;
    12345/100 = 123 e sobrou 45.


    No primeiro cálculo, percebemos que resto 5 coincide com o último dígito do número. Descobrimos a Unidade. Já então no segundo cálculo, encontramos o resto 45. Mas e agora? Não era pra achar a dezena? Calma. Ainda não terminou o cálculo da segunda, pegamos o resto e divimos por 10. Mas por que 10 ao invés de 100? É uma técnica que eu uso: Cada vez que você encontra um resto, ela, praticamente, perde uma casa.

    Veja o cálculo para entender melhor:

    45/10 = 4 e sobrou 5


    Muito bem! Encontramos a sua dezena, que é 4. O resto só será importante quando você calcula pela primeira vez. Depois disso vem o quociente (resultado). O caso da centena é o mesmo caso, só que com uma casa a mais:

    12345/1000 = 12 e sobrou 345
    345/100 = 3 e sobrou 45


    Você encontrou 3. Para milhares é só subir mais uma casa e assim por diante.

    Seguindo esse raciocínio, agora sim você aplica ao seu RPG Maker, usando a mesma forma que você criou na cabeça ou no papel. Para descobrir o resto de uma divisão, é só utilizar o operador Mod (no 2003 está com o símbolo +/-):

    <>Variável: [0001: Valor] Set 12345
    <>Variável: [0002*0006] Set v[0001]
    <>Variável: [0003: Valor 9999] Mod 10000
    <>Variável: [0004: Valor 999] Mod 1000
    <>Variável: [0005: Valor 99] Mod 100
    <>Variável: [0006: Valor 9] Mod 10
    <>Comentário: ========================
    <>Variável: [0002: Valor 99999] / 10000
    <>Variável: [0003: Valor 9999] / 1000
    <>Variável: [0004: Valor 999] / 100
    <>Variável: [0005: Valor 99] / 10



    Notamos que eu não descobri o resto da divisão de v[2] e muito menos dividi o v[6]. O motivo é que não há necessidade. O quociente de 12345/10000 é 1 e v[6] já está resolvido, deu 5.
    Para ver se deu certo, crie uma mensagem e teste o RPG Maker:

    <>Mensagem: Valor: \v[1]
    Casas: \v[2]; \v[3]; \v[4]; \v[5]; \v[6]



    O resultado será esse:

    Valor: 12345
    Casas: 1; 2; 3; 4; 5



    A função destes cálculos é justamente para aqueles que desejam fazer menus personalizados, CBS's e várias maneiras de aplicar esses números.
    Espero que tenham gostado deste tutorial. 
    Muita gente já deve conhecer esse macete, mas é sempre bom compartilhar aqui para aqueles que ainda não sabem.

    Um abraço a todos e até a próxima!