Forums » RPG MAKER 2K e 2003

Hotkeys (Iniciante)

• 683 posts
    2 de junho de 2015 17h21min32s ART

Daew gente linda da MRM, tô aqui eu denovo ^^
    Hoje eu resolvi criar mais um tuto só pra vocês ;D
    Bem simples esse.

Objetivo:

Ativar eventos através de Teclas de Atalho(HotKeys).

Possibilidades:

Este é um sistema muito simples, sendo assim você pode simplesmente adaptá-lo para seu ABS, usar equipamentos, entre outras...

Tutorial:

Hmm...certo, só para avisar, eu estarei usando o Rpg Maker 2003 nesse tutorial, simplesmente porque ele me possibilta usar as teclas de 0 à 9 do teclado ^^
    Porém vocês podem aplicá-lo no Rpg Maker 2000, seria bem simples com os Patchs para ele existentes.
    Comecemos então ^^
    Primeiro, deveremos usar gráficos para sabermos oque estamos fazendo!
    Claro que há outros modos de verificar oque fizemos por variáveis, remoção/adição de itens...enfim, eu acredito que pictures são as melhores ;D
    Então primeiro baixe essas 7 pictures do link abaixo:
    http://www.4shared.c...s-tutorial.html

Nota: Sim, as imagens são ridículas de tão mau feitas mesmo, mas acontece que eu não nasci para desenhar, e sim para movimentar os desenhos! ^^
    Quem se habilitar a fazer o upload de imagens mais bonitas e quiser compartilhá-las conosco, eu terei o maior prazer em modificar o tutorial colocando o teu link! >.<

Agora, como sempre, crie um mapa ou projeto novo para aplicar este sistema, para que não haja nenhum problema com os demais sistemas!
    Realmente é um lembrete besta, mas é importante que vocês tenham conhecimento disso.

Crie então um evento, pressionar tecla, com gráfico de algo que você possa ver no mapa(e também ativar u.u').
    Nele insira apenas isso:

Switch: hotkeys = ON
    Mostrar imagem: 1, hotkeys-menu, (160, 120) - deixe a transparência em 25%.

Pronto, agora apenas dê um okay nesse evento e crie outro. Agora você escolhe se irá querer criar um evento de mapa ou um Evento Comum(Common Event).
    Bom, caso seja evento de mapa deixe-o com gráfico transparente(rosa normalmente), processo paralelo e ativado pela swith hotkeys(aquela que ativamos no primeiro evento...sacou?! eheh).
    Caso seja Evento Comum(Common Event), repita os passos do evento de mapa, apenas ignorando a parte do gráfico @_@'

No evento, comando o seguinte:

Definir Teclas: Hotkeys(desmarque tudo, deixe marcado apenas a opção: "Números 0-9(10 a 19)". )

Se Hotkey = 11 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-01,(160,120). Com transparência de 25%.
    >>>Aqui você adiciona o efeito da poção(Mudar Hp, Mudar Mp, Cura Total, Mudar Atributos...através desse tipo e eventos você fará o efeito da poção ^^), depois não esqueça de deletar 1 unidade da poção usada.<<<
    Flash Personagem: Herói, 1.0 seg
    Esperar 0.4 Segs
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu,(160,120). Com transparência de 25%

Se Hotkey = 12 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-02,(160,120). Com transparência de 25%.
    >>>Aqui você adiciona o efeito da poção(Mudar Hp, Mudar Mp, Cura Total, Mudar Atributos...através desse tipo e eventos você fará o efeito da poção ^^), depois não esqueça de deletar 1 unidade da poção usada.<<<
    Esperar 0.4 Segs

Se Hotkey = 13 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-03,(160,120). Com transparência de 25%.
    Esperar 0.4 Segs

Se Hotkey = 14 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-04,(160,120). Com transparência de 25%.
    Esperar 0.4 Segs

Se Hotkey = 15 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-05,(160,120). Com transparência de 25%.
    Esperar 0.4 Segs

Se Hotkey = 16 >então<
    Mostrar Picture: 1,hotkeys-menu-06,(160,120). Com transparência de 25%.
    Esperar 0.4 Segs

Dê um OK, rode teu jogo e fale com o Char que você criou primeiro, depois sai apertando as teclas de 1 a 6 ^^
    Agora...caso você queira desativar tudo, numa cidade, casa, animação...enfim, caso queria desativar esses eventos, apenas mande um evento executar o seguinte:

Swith: hotkeys = Off
    Apagar Imagem: 1

Simples e descomplcado! >.<

Para quem tentou fazer isto no Rpg Maker 2000 e ficou procurando que nem bobo a opção de 0-9 em definir Teclas, perdão ^^
    Porém se vocês que estão de Rpg Maker 2000 não querem largar dele de jeito nenhum, eu os entendo, e tenho a solução pra vocês!
    http://www.4shared.c...luke_Patch.html
    Este é um Patch de Rpg Maker 2000 que nos possibilita várias coisas "impossíveis" para o Rpg Maker 2000, entre elas, usar todas as teclas do teclado.
    Bom...acredito que com a demo que ele vem, dá pra sacar rapidinho como usar o Tasten Patch, porém em breve acho que postarei um tutorial sobre o mesmo ^^

Até outra gente linda! o/