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Sistema de Distribuição de Atributos

    • 683 posts
    2 de junho de 2015 17h24min59s ART

    Bem gente, meu primeiro Tópico aqui no Mundo RPG Maker, espero que gostem! Nesse tópico vou estar ensinando como cirar um sistema para distribuir atributos para os Heroes (Attack, Defense, Mental, Hability) e também, 2 formas diferentes de se conseguir esses atributos. Vou colocar em Anexo um "Joguinho" somente com o Sistema, para vocês verem como é.

    IMPORTANTE: ESSE SISTEMA SÓ FUNCIONA SE SÓ HOUVER 1 HERO NA PARTY, MAIS DE UM NÃO FUNCIONA!
    Mais tarde postarei um Sistema para mais Heroes


    Bem, vamos por a mão na massa!

    Passo 1 - Criando o Evento
    Certo, crie um novo evento com qualquer Charset que desejar (ao falar com esse evento abrirá o "Menu" da distribuição dos atributos) Eu usei o 3º Chara do Charset Chara3 do RTP feito pelo Dom Miguel, mas você pode escolher como quiser.

    Vá em Change Variable (Trocar Variável), clique nos [...] e use um espaço vazio, escreva o nome Atributos (PS: Guarde bem o número atrás do nome, será usado, no meu caso é 0007). Aperte OK e cancele o resto.

    Como primeiro comando do seu evento, coloque um Show Face equivalente ao seu charset.

    Coloque um Show Message escrito o seguinte: "No momento você juntou \v[0007] pontos para distribuir."
    Edite da maneira que quiser. Essa mensagem mostrará ao jogador quantos pontos ele tem, a parte em vermelho é o comando que mostrará o Número exato de pontos.

    Após fazer isso seu evento estará mais ou menos assim:
    Imagem Postada

    Certo, continuemos...

    Coloque outro Show Message escrito: "Gostaria de Distribuir seus Atributos?"
    Edite da forma que quiser.

    Crie um comando Show Choice (deve ser Mostrar Escolha em Português, não sei como está na versão traduzida) com as escolhas Sim e Não.
    Edite da maneira que quiser, é uma forma do jogador responder a pergunta Sim: se ele quiser distribuir e Não: se ele não quiser.
    Aparecerão 2 "caixas", a do Sim e a do Não. Editemos:

    Caixa "Sim":
    Vá no comando "Label..." crie um Label com um número que ainda não foi usado, caso nunca tenha usado, use 1.
    Esse comando criará como se fosse um "Check Point" para o evento, assim, toda vez que o jogador cancelar algo no meio da Distribuição, voltará para a tela inicial do Menu, sem fecha-lo.

    Então, crie mais um "Show Choice", desta vez com 4 Escolhas, Ataque, Defesa, Agilidade e Inteligência:

    Ataque (Attack):
    Coloque uma mensagem escrito: "Quer aumentar ataque?"
    E mais um "Show Choice" com Sim e Não (De novo xD)

    Sim:
    Crie uma mensagem escrito: "Quanto quer aumentar?" (As mensagens você pode esditar da forma que desejar)

    Agora que os comandos variam um pouco (já estava ficando chato xD). Crie um comando chamado "Input Number" (Deve ser "Colocar Número" ou "Inserir Número" no RPG Maker em Português). Logo que criar, abrirá uma Janela com dois espaços, um será o número de dígitos e o outro da variável.
    No número de dígitos, coloque 3 (Em caso de PRG Maker 2003 acho que é 4, pois os atributos vão até 9999, mas não sei ao certo)
    Na variável, clique em [...] e crie mais uma váriavel, essa com o nome "Número Escolha", grave o número dessa também, no meu caso, é a 0005.
    Aperte OK no comando das Variáveis e OK no comando dos Labels.

    Nessa altura do campeonato, imagino que seu evento esteja assim:


    Certo: Agora crie um comando "Forks Conditions":
    Abrirá uma janela com várias coisas, selecione Variable e selecione a Variável criada lá no começo, lembra? No caso da minha, 0007 Atributos.
    Em "Set", deixe 0 e lá embaixo, coloque "> Greater Than" (Eu uso RPG Maker 2k Value, a linguagem é um pouco diferente, se estiver com a tradução do Dom Miguel provavelmente estará "Above" e se estiver em português acho que deve estar "Maior que") Marque a opção "Add ELSE Case" ("Colocar Esseção")
    O que fizemos:
    Comando em Vermelho: Em "Variable" colocamos para que a condição seja por Variável e colocamos a Variável que criamos, para que a condição aconteça com ela.
    Comando em Verde: Serve para que o número que a variável está, ou seja, número que a pessoa digitou, tenha q ser maior que o número colocado em Set para o comando continuar. (A parte azul depende da parte verde)
    Comando em Azul: Serve simplesmente para que o comando continue caso a variável esteja Maior que 0.
    Comando em Roxo: Esse aqui cria uma caixa contrária à condição, ou seja, criará (nesse caso) uma caixa para você colocar comandos quando a variável estiver Menor que 0.
    Isso servirá para que o jogador não tente aumentar 0 atributos.
    Aperte OK.

    Agora, deve ter aperecido algo como "If Var(0007:Atributos) 0 (<)" ou "Forks Var(0007)..."
    com um espaço branco embaixo.

    Dentro desse espaço branco, crie outro comando "Forks Conditions" 
    Marque a caixa "Variable" e selecione a Variável 0005 Número Escolha
    Embaixo de "Set" há a opção "Variab", marque-a e selecione a Variável 0007 Atributos.
    E um pouco mais embaixo, deixe a opção "=