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Dia e Noite - Por Fallen.

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    2 de junho de 2015 17h25min17s ART

    [glow=red,2,300]Sistema de Dia e Noite[/glow]




    Bom, trago esse tutorial para JRPG, apenas o testei no RPG Maker 2k, mas creio que possa ser usado no 2k3. Trata-se de como criar um sistema de dia e noite, adicionei também a parte da “Tarde” e “Madrugada”, é um pouco simples, precisa de apenas um pouco de configuração para adequá-lo no que ira usar, então, chega de conversa vamos ao que interessa, espero que gostem! :D



    Primeiramente vá até o database de seu projeto, depois em Commons Events/Eventos comuns, logo crie um evento novo (Selecione um número ao lado), ponha o nome que preferir, deixe “Dia e noite”, também deixe Como Event Star Condition/Condição inicial de evento como Parallel Process/Processo Paralelo!

    Então, vamos iniciar o evento ! :D

    Agora ponha um evento chamado Wait... (Segunda Aba de eventos), ponha quanto quiser, se quiser ponha mais de um evento do mesmo, apenas citando que esse evento será o que definira o tempo de mudança do “Dia pra Noite” a cada vez que esse tempo terminar, será adicionado mais uma “hora”.
    Logo ponha uma variável (1 Aba de eventos), deixe o nome dela  para Tempo, e logo ponha “+1”.

    Vamos complicar mais um pouco! :P
    Ponha uma Fork Conditions (Ultima aba de eventos), com a opção “Switch” o renome como “dentro”, esse switch será necessário para avisar o sistema que você está dentro de alguma casa ou algo do tipo, pra coloração não ficar afetada, o marque como Dentro: On e deixe a opção Add ELSE Case marcada. Dentro da Fork apenas ponha Set Screen Tone (2ª Aba de eventos) com cor normal, aquela normal da tela (Tudo 100%) e no Time deixe “0”. Já no ELSE, insira mais uma Fork Conditions, darei o exemplo com os números que fiz você poderá alterá-los de acordo com sua nescessidade. :D’
    Escolha a Variable “Tempo” logo Set 14 e a opção em baixo como “smaller”.
    Essa Fork não precisa de ELSE, logo insira mais outra Fork com a mesma variável, apenas mude o Tempo para “Above”.
    Então, dentro da Fork, insira alguns Switch, crie 4, ponha os nomes assim “Dia, tarde, noite, madrugada” Na opção Dia, deixe on, e nas restantes off, ainda no mesmo Fork ponha um Set Screen Tone “normal” com tudo 100%.


    Ficara assim:
    Imagem Postada

    --
    Bom, uma parte já está finalizada agora faça o mesmo processo apenas deixando a Variable Tempo da Fork primeiro como “smaller 18” e logo “above 14”, deixando os restantes dos Switchs off inclusive o Dia, e então o Switch Tarde on, e mudando o Set Screen tone, para algo mais alaranjado, para lembrar uma “tarde”.

    Repita o processo novamente, agora com a Variable primeira Fork (smaller) como 24 e above como 18, deixe o switch Noite on e o restante OFF. O tom agora deixe um Azul um pouco Claro, mais luminoso, acho legal aumentar o Chroma.

    E novamente, pela ultima vez repita o processo, deixe o Smaller como 6 e o Above como 0, deixe a madrugada um tom mas parecido com o amanhecer, Switch Madrugada ON e o restante OFF.


    Imagem Postada

    Em fim, agora fora do primeiro ELSE, adicione um último Fork, sem a opção ELSE, contando que a Variable Tempo seja maior que 24, então na Fork, defina como deixar a variável em “0” caso ultrapasse 24. Ou seja, continuara desde o começo o “relógio”.

    Pronto, a parte dura já acabou, se quiser pode dar uma alterada nos horários, e não se esqueça de se for usar o Script desde o começo do jogo deixar algo com condição Inicial, para o jogo não começar na madrugada, ou apenas defina uma Variável logo no começo. Agora pra que o Switch “Dentro”? Simples, quando estiver dentro de alguma casa, apenas deixe esse Switch com “on”, terá que usa-lo em todos os mapas, então dentro de algum lugar é como se tivesse uma lâmpada ou algo, você também pode usar um Switch de Condição de Inicio se quiser fazer alguma animação para esse evento não afetar. Quando estiver em algum lugar que você queira a alteração de tempo, apenas deixe o Switch “dentro” como off.

    Para que usar esse sistema?
    R: Para deixar o jogo, mas realista em certo ponto, ou para fazer alguma área que só pode ser acessada se for dia, noite, etc.

    Espero que gostem aqueles que ainda gosta do velho RPG Maker 2k e não entende muito, espero que seja útil. Fiz com o pouco que sei, então estou disponibilizando, pode ser que já exista algum tutorial como esse por ai, mas fui eu que fiz e espero que gostem. Grato. o/



    Sistema por Fallen
    Tutorial por Fallen
    Créditos a Fallen. xD

    A engine aqui: http://rs88.rapidsha..._Noite.lzh.html

    Edit: Apenas citando na primeira parte, ponha aquilo em outro evento comun, senão tera que esperar o tempo passar para mudar a cor na tela, ou seja ponha em outro evento comum a parte riscada!

    [move]Créditos plix.  :D[/move]