Estou a postar um sistema ABS que eu adaptei a uma forma melhor de entender e de se jogar.
Vamos direto ao assunto:
Primeiro abra o seu DATABASE e vá em "eventos comuns" (common events)
Crie um evento chamado "ABS", coloque-o em processo paralelo, e adicione os seguintes comandos:
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<>Definir teclas : [tecla_do_abs] (((a tecla de ataque)))
<>IF-THEN:Var [tecla_do_abs] - 5 (((será "z")))
<>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar on
<>
EXcessão - Else
<>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar off
<>
:FIM caso
<>
a tecla tem de ser qualquer uma, no caso alí está 5 que é "z". mas t podes modifica-la.
agora vamos configurar o inimigo:
1º crie um evento aonde vc acha que o inimigo deve tar, dê um gráfico a ele, coloque na posição de "apertar tecla" e bote- o pra seguir o herói...
e adicione os seguintes comandos:
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<> mostrar animação : punch_A, herói. (((animação da porrada)))
<>flash em personagem/char: herói, 0.5sg
<>mover evento : herói, esperar (((pra não se adiantar)))
<>mover evento : este evento, esperar, esperar, esperar, esperar, esperar
<>Receber dano : todo o grupo 45 pontos de dano
<>
Tanto a animação quanto o dano é vc quem decide.
Crie uma nova página no evento, com o mesmo gráfico, pressionar tecla e fugir do herói (agora que o monstro apanha ele não vai ficar né..). vc deve colocar nessa página a condição (não fork) da pagina coloque-a de switch "cena 1 inimigo" aquela do evento comun.
E nesse adicione os seguintes comandos: (tá chato já né?...)
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<>IF-THEN: "fulano_de_tal" está no grupo
<>Mostrar animação: sword A, Este evento (((animação do herói)))
<>Variável: [monstro 1] + , "fulano_de_tal" ataque ((( atk do herói)))
<>Mover evento : Herói, esperar
<>Mover evento : Este evento, esperar
<>Mudar switch : [cena 1 inimigo] tornar off
<>Mudar EXP: do grupo Exp - 18 somar
agora caso tenha + personagens faça uma dessas fork's ai acima pra cada um.
a xp vc pode modificar, eu coloco 18 como padrão pq o que influencia é o hp do bicho...
agora pra terminar (ufa!) crie uma nóva página, com um gráfico de caveira, pó, cinzas ou mesmo nada.
na condição da página coloque se a variável "monstro1" tiver igual ou + de 200 (no caso é o hp do bicho).
Agora o respawn (opcional)
é bem simples:
add os seguintes comandos: (na caveira, pó ou cinzas e add o processo paralelo)
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<>Esperar : 60.0 sg
<>Esperar : 60.0 sg
<>Variável: [monstro1] set, 0
ÊÊÊ!!!
cabou!
pronto, o tempo de respawn vc pode modificar.
Vc usará 1 variavel por monstro.
pouco não acham!
créditos a mim e ao meu amigo decq, pois foi ele quem me forneceu o sistema e eu que modifiquei.
[move]Out of system![/move]
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