Nesta apêndice vou descrever o Objeto Bitmap, com seus métodos e propriedades.
Bitmap.new(nomedoarquivo)
Carrega um arquivo de imagem especificado em nomedoarquivo e cria um objeto bitmap. Ele automaticamente procura arquivos incluídos no RTP e em Arquivos encriptados. A extensão do arquivo pode ser omitida (não é necessária).
Bitmap.new(largura,altura)
Cria um objeto bitmap com o tamanho especificado.
dispose
Descarrega o bitmap. Se ele já foi descarregado, nada acontece.
disposed?
Retorna TRUE se o bitmap foi descarregado.
width
Retorna a Largura do bitmap
height
Retorna a Altura do bitmap
rect
Retorna o Retãngulo do bitmap
blt(x, y, src_bitmap, src_rect[, opacidade])
Copia uma imagem especificada em src_bitmap no src_rect para as coordenadas especificadas (x,y)
stretch_blt(dest_rect, src_bitmap, src_rect[, opacidade])
Copia redimensionando a imagem especificada em src_bitmap no src_rect para o rect de destino (dest_rect)
fill_rect(x, y,largura, altura, cor)
fill_rect(rect, cor)
Preenche o bitmap box(x, y,largura, altura) ou o rect(rect) com uma cor.
clear
Limpa o bitmap
hue_change(hue)
Muda o Hue do bitmap com 360 graus de alteração.
Este processo consome tempo. E também, com os erros de conversão,
repetidas mudanças de Hue causam perda de cor.
draw_text(x, y,largura,altura[, alinhamento])
draw_text(rect, str[, alinhamento])
Escreve um texto(str) num bitmap(x,y,largura,altura) ou num rect (rect)
Se a quantidade de letras exceder o tamanho estipulado na largura, o texto autmaticamente será reduzido de tamanho para caber.
O Alinhamento possui 3 posições: 0 – Esquerda, 1 – Centro, 2 – Direita. Por padrão, ele é 0.
font (=nomedafonte)
A fonte usada no desenho do texto.
Texto retirado do Help em Inglês, traduzido por JOÃO NETO.