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Aprendendo RGSS do zero:aula 1

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    2 de junho de 2015 18h30min00s ART

    Introdução

     

      RGSS(Ruby Game Scripting System): é  uma linguagem baseada no Ruby (linguagem usada em alguns programas de computador), neste caso para Games, nestas aulas irei ensinar tudo o que sei sobre o RGSS, sugiro que deixe suas opiniões (criticas, elogios) sobre as aulas, pois assim saberei, como ajuda-los 

     

    Vars

     

     Var:não são nada mais que dados usados no jogo, em seu projeto procure pelo evento chamar script (um dos ulltimos da lista) copie isto:

     

    Spoiler 

     

    @janela1=Window_Steps.new #new = novo

     

      

     

    teste seu jogo e acesse ao evento...

     

      Uau ! a janela de quantos passos o jogador deu apareceu, isso foi porque criamos uma var chamada janela1 que manda a Window_Steps (janela de quantos passos o jogador deu apareceu). O uso do @ é para criar uma nova var ou adicionar dados a uma var já existente. E no caso do "#" ? eles são usados para explicar algo, esta parte você não precisara se preocupar pois o computador não os lera, assim que declarado o resto da linha não sera lida, não tendo problema de dar erro no sistema, acresente:    

    @janela1.x =150#coordenada x@janela1.y =150#coordenada y

    teste seu jogo e acesse ao evento...

     

      agora a janela mudou a localização isso por que definimos as coordenadas x e y, que você já deve ter estudado em matemática, quando elas não são definidas o objeto fica no canto da tela(como estava antes), neste caso adicionamos dados a uma var já existente.

     

    Vars chamativas

     

      Anteriormente estavamos  criando ou adicionando dados a uma var do próprio Script, agora vamos chamar vars de outros scripts, mas como assim ? as vars chamativas são para a reutilização de dados (vars) de outros scripts, em seu evento coloque o script:

    $game_temp.mensage_text ="Ola !" 

        Acho que você já deve ter percebido que isto é um comando para uma mensagem de com a palavra "ola !" este comando é uma var chamativa, ela é originada do script Game_Temp, assim quando você precisar de uma mensagem de texto, basta colocar $game_temp.mensage_text = "" e escrever o texto desejado dentro das aspas(" "), as  vars chamativas sempre começam com $

     

    Erros

     

      Você já deve ter visto um mensagem de erro ao testar seu projeto, eles são causados quando o computador não entendeu alguma coisa em seu script, as vezes são por coisas qualquer como ter digitado uma palavra de maneira incorreta, outros por dados incompativeis, mas você não precisa se apavorar por causa que um script não deu certo, tente descobrir qual é o erro e corrigilo

     

    Concluindo

     

      Hoje vimos somente um pouco sobre as vars, e que é comum errar o código próxima aula falaremos sobre sixtaxe uma importante estrutura para o RGSS 


    Este post foi editado por Flávio Henrique em 2 de junho de 2015 18h30min34s ART"