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5ª aula-scenes parte 2

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    2 de junho de 2015 18h37min42s ART

    antes de começarmos a botar em pratica o assunto "Scenes" vamos ver um modelo de estrutura

    Spoiler 
    #---------------------------------------------------------------------------#modelo de uma scene#aula de RGSS #7#---------------------------------------------------------------------------classScene_Exemplo#---------------------------------------------------------------------------# em toda scene deve ter:#---------------------------------------------------------------------------   def main   #Esta def pode ser dividida em duas partes   #parte 1: criando objetos   @window_actor=Window_Actor.new   @window_actor.x =00   @window_actor.y =00   @img=("Granpincs/pictures/imagem 01")#----------------------------------------------------------------------------#parte 2: disposição   @window_actor.dispose   @img.dispose #----------------------------------------------------------------------------#parte 3:loop do   loop do       # Atualização da tela de jogo       Graphics.update       # Atualizar a informaçao de entrada       Input.update       # Atualização dos frames       update       # Aborta o loop principal se a tela for alterada       if $scene !=self         break       end     end   end   def updat #atualizar   if input trigger?(Input::C)?   @comando_sair   #se o botão c ou barra de espaço for apertado acontece o comando sair   end#---------------------------------------------------------------------------# Nem todas scenes tem:#---------------------------------------------------------------------------    def camando_sair   #aqui é definido o comando sair   end#OBS: quis dizer que todas scenes definem main e updat, mas nem todas definem outras coisas só dei o exemplo do camando sair


    e em:

    Spoiler 
        s1 = $data_system.words.item     s2 = $data_system.words.skill     s3 = $data_system.words.equip     s4 ="Status"     s5 ="Salvar"     s6 ="Fim de Jogo"     @command_window=Window_Command.new(160,[s1, s2, s3, s4, s5, s6])     @command_window.index =@menu_index


    ai temos 6 vars e depois um array
    @command_window = Window_Command.new(160, [s1, s2, s3, s4, s5, s6])
    este array contem as variaveis s1, s2, s3... s6

      Mas o que é array ?

      array é um método que ajuda muito na conexão com as variaveis, só neste array em negrito temos o tamanho da letra e as opções (s1, s2, s3... s6) cada var que você cria reserva um espaço no seu computador, as vars declaradas em uma array ficam em um unico espaço o da array

      Botando em pratica

      1 crie uma class de scene
      2 declare a def main
      3 crie uma variavel que seja igual a Window_Playtime.new e suas cordenadas x e y
      4 coloque @bgm = ("Audio/BGM/batlle01")
      5 coloque @sprite = ("Granpincs/Title/title01")
      6 disponibilize as variaveis
      7 adicione o ciclo de scene
      8 loop do
      9 declare a def updat
      10 se o botão c for precionado a tela de titulo é chamada
      11 em um evento no mapa crie um evento pela opção chamar evento escrito: $Scene = Scene_nome da scene 

    seu script devera estar mais ou menos assim:

    Spoiler 
    classScene_Test   def main   @window_playtime=Window_Playtime.new   @window_playtime.x =100   @window_playtime.y =100   @sprite=Sprite.new   @sprite=("Granpincs/Title/title01")   @bgm=("Audio/BGM/batlle01")   @window_playtime.dispose   @sprite.dispose   @bgm.dispose   loop do       # Atualização da tela de jogo       Graphics.update       # Atualizar a informaçao de entrada       Input.update       # Atualização dos frames       update       # Aborta o loop principal se a tela for alterada       if $scene !=self         break       end     end   end   def updat   #se o botão c for presionado   if input trigger?(Input::C)?     $Scene =Scene_Title.new     end   endend



    agora teste o seu jogo deu certo ?, aula que vem vamos continuar com esse asunto