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4ª aula Scenes

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    2 de junho de 2015 18h38min10s ART

    Scenes


      o que são scenes ?

      Scene é um tipo de script que monta uma tela no jogo (tela do mapa, tela de titulo). Alguns dados podem ser definidos no próprio script ou esta definido em outro  e é acionado por pequenos códigos.

      acionado pequenos códigos ?

      sim podemos chamar dados de outros códigos exemplos:
     

    $game_temp.message_text ="Escreva Sua Mensagem Aqui"#mensagem de texto (vem da class Game_Temp)   $game_screen.start_tone_change(cor, tempo)#mudar tom da tela (vem da class Game_Screen)   $game_switches[ID]=true#chamar switches(vem da class Game_Switches)

    repare que todos esses códigos começão com $, tudo que comesse com $ + uma palavra é para chamar alguma coisa de outro script, esses códigos acima estão chamando dados de scripts tipo game, OBS: apesar das class começarem com letra maiuscula para chamar um dado dela usamos letras minisculas exemplo:  $game_screen.start_tone_change(cor, tempo). Mas tambem como chamar uma Scene (dentro de uma propria Scene) exemplo:
      
     

    $scene =Scene_Title.new#chamar tela de titulo   $scene =Scene_Menu.new#chamar menu


    e em

    $game_switches[ID]=true#chamar switches(vem da class Game_Switches)


    oque é ID ? ID é o numero que usamos para chamar algumas coisas, suponhamos que o ID do switch é 001 o código vai ficar $game_switches[001] = true
    oque é true ? true significa verdadeiro, mas existem códigos falsos  ò-Ô?  sim mas não no sentido que você esta pensando
    se você declara um switche como true na def main quando você for testar o jogo ele ja vai estar naquela tela, se não ele pode ser ativado depois ou destivado, ao apertar um botão por exemplo

    Spoiler 
    #comesa ativado depois destivadef main   $game_switches[001]=trueend  def updat   if input trigger?(Input::C)   $game_switches[001]=falseend#comesa desativado depois ativadef main   $game_switches[001]=falseend  def updat   if input trigger?(Input::C)   $game_switches[001]=trueend


    def main define os dados que aparecem apos entrar na scene depois para atualizar a scene usamos a def updat

    Spoiler 
    @window_gold=Window_Gold.new@window_actor=Window_Actor.new


    @window_golde @window_actor são dados criados no script, Window_Gold.new e Window_Actor.new são scripts de janelas algo parecido com isso no script Scene_Menu

    loop do

    o que é:define o ciclo do script, definise no final da def main toda scene tem que ter um ciclo ele é assim  

    loop do       # Atualização da tela de jogo       Graphics.update       # Atualizar a informaçao de entrada       Input.update       # Atualização dos frames       update       # Aborta o loop principal se a tela for alterada       if $scene !=self         break#parar loop do       end     end