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2º Aula de RGSS- vars

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    2 de junho de 2015 18h39min17s ART

    Hoje vamos das vars
    oquê são ? são variaveis
    para que servem ? para uma ação ter diferentes resultados exemplo o valor do dano de um ataque sempre muda

                  rand

    oque é ? é um método usado nas vars
    exemplo:

    var= rand(1)   ifvar==0       $game_temp.message_text ="Sim"   end    ifvar==1     $game_temp.message_text ="não"   end

      Ai esta um pequeno exemplo de vars se a variavel == 0 , aparece uma mensagem de texto"sim" e se for 1"não", da para vazer diversas coisas com elas, trabalhar com elas em RGSS é quase igual a trabalhar com eventos, para que isso seja possivel copie este codigo e cole no evento "chamar script" 

          Comparadores algébricos

    == verifica se são iguais
      >          maior que       
      <          menor que       
    >=       maior ou igual   
    <=     menor ou igual   
    !=           diferente         



    ai estão os comparadores algébricos, importantes para variavéis, exemplo:

     

    def var_dano     var= rand(500)     ifvar>=375       $game_temp.message_text ="ataque bem sucedido"     ifvar<225       $game_temp.message_text ="ataque mal sucedido"     ifvar>=225       ifvar<375           $game_temp.message_text ="ataque +ou- sucedido"       end     endend

      Vamos supor que tivesse um nível do ataque(bem sucedido, mal sucedido...)que aparece opôs o ataque na batalha se o ataque você maior de 375 é considerado bem sucedido, se é menor que 225 é considerado mal sucedido e maior que 225, mas, menor que 375 +ou- sucedido, por isso que usamos um if dentro do outro como se o segundo if você um "mas" exemplo:

    if@command_window.active             if@status_window==false               @playtime_window.active             end           end

      Se a janela de commandos estiver ativa mas a de status não a janela de tempo é ativada(lógico que isto é só um exemplo de que planeta a  janela de commandos estiver ativa mas a de status não a janela de tempo é ativada :hahaha!: )
      Agora vamos supor que estamos fazendo um jogo de tabuleiro.

    Spoiler 

     

    var= rand(5)ifvar==0   $game_party.increase_steps =1#andar 1 passoendifvar==1    $game_party.increase_steps =2#andar 2    '  'endifvar==2   $game_party.increase_steps =3#andar 3    '  'endifvar==3   $game_party.increase_steps =4#  ' '  4  '  'endifvar==4   $game_party.increase_steps =5#  '  '  5  '  'endifvar==5   $game_party.increase_steps =6#...end

     



      Acima um exemplo de como seria em um tabuleiro a var sorteada o é o tanto de passos que o  personagem avança
      Viu, como as vars são importantes nos scripts e nos eventos. :-)