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1ª aula de RGSS: Estrutura básica

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    2 de junho de 2015 18h44min44s ART

    Ola, vamos comessar nossa 1ªaula de RGSS

      O RGSS é uma linguagem usada para configurar o RMXP mas nem tudo você precisa delas exemplo para uma mensagem de texto no mapa  você precisa de um evento, mas por script(edita-se o RGSS)você pode mudar as configurações dela no script, o RGSS configura se em inglês, mas, a textos e nomes de dados que podemos colocar em português   
      vamos aprender um pouco sobre a estrutura de um script, para isso veja algumas palavras essenciais para isto

    class : classe
    def    : definição
    end  : fim

      class é a primeira palavra a ser usada na construção de um script ela inicia alguma coisa exemplo tela_titulo e depois vem def que definem alguma da coisa presente na class, abra o editor de scripts (F11) e veja o script Scene_Gameover

    classScene_Gameover#declara a classdef main #declara a def main# dados da defend#finaliza a defdef updat #declara a def updat# dados da defend#finaliza a defend#finaliza a class

    tipos de class

    game  :  la se define dados usados no jogo exemplos Game_Temp #define dados temporários
                                                                                                        Game_System #define dados do sistema
    sprites  : la se define os sprites (imagens de fundo)de alguma coisa exemplos Sprite_Battle #Sprites de batalhas
                                                                                                                Sprite_Map  #Sprites de mapas
    window  :  la se define as janelas exemplos Window_Base #define todas janelas
                                                                                        Window_Selectable #define janelas de opções 
    Scene  :  la se define uma tela exemplo Scene_Title #define tela de titulo
                                                                                  Scene_Menu #define tela de menu

    interpreter : se configura os eventos

    Hierarquias

    No script window_selectable esta escrito

    classWindow_Selectable<Window_Base

    O sinal "< Window_Base" significa que esta classe é afilhada da "Window_Base" todas as janelas no RMXP(fora se você adicionou alguma) é afilahda da window_Base, no script Window_Shopcommand

    classWindow_Shopcommand<Window_Selectable

    :desconfiado: Você não falou que todas as janelas do RMXP eram afilhadas da Window_Base ?
    Sim todas as janelas são afilhadas da Window_Base esta é como se você uma neta
    Window_Base
    :..Window_Gold
    :..Window_Time
    :..Window_Selectable
      :..Widow_Shopcommands
      :..Window_Mensege

     

    Sprite

    :..Sprite_Picture

    :..Sprite_Timer

    :..Arrow_Base

      :..Arrow_Enemy

      :..Arrow_Actor

     

    Hoje nossa aula foi teórica, Próxima aula falaremos sobre variaveis  :ok: