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Aula 7: Nossa 1ª Scene!

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    2 de junho de 2015 18h48min28s ART

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    Imagem PostadaComeçando
    Para iniciar uma scnene, não podemos utilizar métodos quaiquer. Em uma scene e em vários scripts utilizamos métodos especiais chamados de construtores, são eles:

    Imagem Postadainitialize
    Método de inicialização, usamos geralmente para inicializar atributos e coletar parâmetros do mundo externo (outros scripts).

    Imagem Postadamain
    Método principal, onde estabelecemos o conteúdo da scene e o seu loop principal.

    Imagem PostadaO loop
    Na verdade essa aula seria sobre loops, porém deixaremos para a próxima, o que nos interessa saber é que um loop é um ciclo, ele tem a mesma funcionalidade do comando ciclo dos eventos.
    Loop é um comando que executa continuamente um conjunto de comandos que estabelecemos até que utilizemos um comando para parar.

    Imagem PostadaExemplo:

    l = 5
    loop do
      l += 5
      if l > 2000
        break
      end
    end
    

    Nesse exemplo, definimos que l vale 5 e depois entramos em loop, nele fomos somando 5 até chegar a 2000, ai finalizo o loop com o comando break

    Imagem Postadareturn e break
    Eu já havia falado do comando return, venho agora trazer o comando break, os dois tem quase a mesma função, vamos as diferenças.

    var = rand(4)
    if var == 3
      var += 3
      return
    else
      break
    end
    var += 10
    

    Nesse código, definimos que var será um número qualquer, se var assumir o valor 3 ela soma mais 3 e ai aparece o comando return, com esse comando o script encerra o método e vai para o último end do próprio (não do script, do método) assim não soma 10, porém se var não assumir o valor 3 aparece o comando break, esse comando leva a execução para após o 1º end que encontrar, nesse caso, irá somar 10. (claro que mesmo sem o break ele iria somar, mas minha criatividade pra exemplos está baixa)

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    Imagem PostadaBotando em prática
    Vamos criar hoje uma scene simples, será uma tela de apresentação, para isso crie um novo espaço acima do main e coloque a nossa classe 
    class Scene_Presets
    Mude o nome como quiser, agora vamos ao primeiro método, o nosso construtor, como não utilizaremos parametros, até por que não vimos isso ainda, vamos assim para o método main, assim:
    def main
    Agora entramos em um problema, como nosso script será iniciado bem no início do programa, temos que inicializar o sistema, com o tempo veremos mais detalhes a respeito agora nos basta:
    $data_system = load_data("Data/System.rxdata") #vai carregar o sistema da pasta data
    $game_system = Game_System.new #estabelecemos o objeto game system, inicializando-o (ele tem um construtor como o nosso)
    Feito isso, precisamos criar o conteúdo do nosso script, vamos usar então uma imagem já que ainda não sabemos fazer janelas. Vamos chamar nossa imagem de @logo, assim:
    @logo = Sprite.new #dizemos que #logo é uma sprite(imagem)
    @logo.bitmap = RPG::Cache.title("Imagem.png") #aqui dizemos qual imagem iremos utilizar no nosso script, como deixei a imagem ficará na pasta title com o nome Imagem.png.
    Antes de prosseguir, crie uma imagem para ser o logo, fáça-a com 640x480 píxels (tamanho da tela) e insira-a dentro da pasta titles!
    @logo.opacity = 0 #estabelecemos uma opacidade para a imagem
    @opacity = 0 #estabelecemos uma variável para nosso efeito de fade
    Graphics.transition #estabelece que os gráficos irão se alterar
    Agora criamos nosso loop
    loop do
      Graphics.update #serve para atualizar a tela
      update # método update que faremos a seguir
      if $scene != self #condição, se a scene for diferente da scene que estamos trabalhando
        break #termina a execução do loop
      end
    end
    terminado o loop, finalize o método.

    Imagem Postada


    Imagem PostadaVamos agora fazer nosso método de atualização, como vimos o nosso loop, irá executar continuamente um método chamado update, temos agora que definir o que nosso método fará cada vez que for executado.
    def update
      @opacity += 1
      @logo.opacity = @opacicy
      if @opacity > 255
        $scene = Scene_Title.new
      end
    end
    Imagem PostadaExplicando...
    Precisamos definir o que será feito cada vez que o update for executado, nossa tela de logotipo terá o efeito de fade, ou seja, começa transparente e vai aparecendo, é por isso que estabeleci uma variável, a que chamei de @opacity, cada vez que eu executar a atualização, a minha variável aumentará em 1 o seu valor, após isso defino que a opacidade do objeto @logo, terá o valor da variável @opacity, para finalizar crio uma condição, quando a variável chegar em 255, abrirá a tela de título!!
    Para usar a scene, vá no main e mude o Scene_Title.new por Scene_Presents.new, você não precisa chamar nenhum método pois usamos um construtor.

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