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Aula 9 - Teletransporte/Posição de Evento/Movimento de Tela

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    2 de junho de 2015 19h20min20s ART

    Aula 9 - Teletransporte/Posição de Evento/Movimento de Tela

     


    Aula 1 - Label
    Aula 2 - Switch
    Aula 3 - Switch Local
    Aula 4 - Variaveis
    Aula 5 - Mostrar Imagem
    Aula 6 - Armazenar Número
    Aula 7 - Operação de Tempo/Condições
    Aula 8 - Mostrar Mensagem/Mostrar Escolha/Opções de Mensagem/Esperar
    Aula 9 - Teletransporte/Posição de Evento/Movimento de Tela
     
    Aula Extra 1 - Criando Escolhas por Imagens (Menus)
    Aula Extra 2 - Criando seu ABS básico
    Aula Extra 3 - Trabalhando com Projéteis
    Aula Extra 4 - Criando Barras (HP/MP/EXP/...)

     

    Já tem um tempinho que nao posto nenhuma aula, então essa aula irá tratar sobre mais de 1 comando (está acontecendo isso ultimamente...), irei falar sobre os seguintes comandos:

    -Teletransporte
    -Posição de Evento
    -Movimento de Tela

     

    Teletransporte

     

    Bom, esse comando tem uma simples função, que está claramente esclarecida em seu nome: ele tem o poder de levar o jogador a qualquer mapa, a qualquer posição. Apesar de ter a função simples, alguns iniciantes não conseguem usá-lo, vou tentar explicar como ele funciona:
    Imagem Postada

    A parte em vermelho define a nova posição do jogador, como você pode ver, você tem a opção de escolher a nova posição por variaveis ou você pode ver o mapa e escolher a nova posição. quando for em "Especificar", irá ver uma janela como esta:
    Spoiler 
     

    Parte Vermelha: Mapa em que o jogador irá parar.
    Parte Azul: Tamanho do mapa (nao afeta o comando, apenas mudará a visão do mapa durante a edição).
    Parte Preta: Visão do mapa, de um clique onde quer que o jogador pare.
    Parte Verde: Cordenadas da nova posição do personagem.

    Mas você também pode usar as variaveis para definir a nova posição do jogador, basta marcar a caixa "Especificar por Variavel", e escolher 3 variaveis:

    - 1 para dar o novo ID do mapa
    - 1 para dar a nova posição X (horizontal)
    - 1 para dar a nova posição Y (vertical)

    Em "direção", você define a direção em que o personagem estará virado, se você escolher "Abaixo", por exemplo, depois do teleport o personagem estará olhando para baixo.

    Em "invisivel" você define se irá dar aquela pequena transição, veja como fica o teletransporte com ela, e como fica sem ela, você notará a diferença.

     

    Posição de Evento

     

    Esse comando tem a mesma função que o teleport, mas ao invés de mudar a posição do jogador, muda a posição de um evento.
    Esse nao precisa nem de screen, é basicamente o mesmo que faz com o teleport. Porém agora você tem a opção de trocar a posição de um evento com outro, basta marcar a caixa "Trocar Posição com o Evento", e escolher o evento que terá sua posição trocada.

     

    Movimento de Tela

     

    Bom, outro comando que ja diz sua função pelo nome, mas que novamente os iniciantes nao sabem usar, veja:

    Imagem Postada

    Parte Vermelha: Direção em que a tela será movimentada.
    Parte Azul: Numero de quadrados que a tela será movimentado (cada um daqueles quadrados tem 32x32 pixel).
    Parte Verde: Velocidade da movimentação.

    Então, se deixar do jeito que está, e dar ok, a tela irá se movimentar 32 pixels abaixo, de velocidade rápida, e os personagens continuarão parados.