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Criando um jogo de plataforma (1/5) Aula: O básico

    • 404 posts
    2 de junho de 2015 19h45min30s ART

    Imagem Postada

    Video de testes, de um jogo de plataforma no Rpg maker (feito por mim):

    Spoiler vale a pena abrir 
     



    :mrm=linha:

    Criadora/ Idealizadora: MayLe0ne.
    Dificuldade:  Imagem Postada   (médio)
    Engine: Rpg Maker XP.
    Necessita-se saber: Progamação de eventos.
    Tutorial divido em cinco partes e uma extra: Introdução e recursos - Parte gráfica - Estrutura - Configurações e midis.
    O tutorial é baseado no jogo da Sega Genesis: Decap Attack.
    Não postar esse tutorial em outros lugares, sem minha permissão!



    • Índice:
    [box class="messtbg"]• Criando um jogo de plataforma parte 1
    • Criando um jogo de plataforma parte 2
    • Criando um jogo de plataforma parte 3
    • Criando um jogo de plataforma parte 4 
    • Criando um jogo de plataforma parte 5 
    • Criando um jogo de plataforma parte 6 - EXTRA! [/box]

    :mrm=linha:

    [box class="titlebg"]Criando seu jogo de plataforma p1 (Recursos e Introdução)[/box]
    [box class="catbg3"]  :ideia: Há um certo tempo atrás, eu comecei a desenvolver um jogo estilo plataforma no Rpg Maker, jogo cujo nome era Jurassic Age.
    Durante todo esse tempo em que estudei maneiras de criar um jogo perfeito desse estilo, eu consegui aprender bastante coisas nesse tipo de criação de jogo.
    Com o cancelamento temporário do projeto citado em questão, eu decidi criar este tópico aqui na MRM, ensinando tudo o que eu aprendi sobre a criação de jogos de plataforma no RM, e é com muita paciência, dedicação e carinho, que eu irei explicar para vocês, como criar um jogo que simula perfeitamente um jogo de plataforma nessa engine.
    Eu estava postando o conteúdo primeiramente em meu blogger sobre RM: http://rmxpbdl.blogs...orma-parte.html
    Mas, decidi postar por aqui também, para que mais pessoas possam visualizar os tutorias, e conhecer outros meios de criar novos estilos de jogos.  [/box]

    :mrm=linha:



    [box class="titlebg"]

    Informações:

    [/box]
    [box class="catbg3"]Tutorial e sprites criados por MayLeone.
    Você precisa conhecer um pouco sobre os jogos de plataforma, ter uma noção sobre sua jogabilidade.
    Ter um pequeno conhecimento sobre a engine, suas funções, como aplicar scripts, saber os jargões e etc...
    O nível de dificuldade desse tutorial pode variar, pois há vários sistemas/scripts/mapeamentos um tanto fáceis, como também complexos, porém tudo será explicado com detalhes e calma, basta prestar atenção.[/box]

    [box class="titlebg"]

    Início:

    [/box]
    [box class="catbg3"]Muitos vão me dizer que existem engines de criadores de jogos como o Indie Game Maker e Game Maker, para criar esse tipo de jogo, eu mesma já consegui fazer algumas coisas neles, mas os mesmos podem parecer um pouco complexos de início, e tudo o que ambos podem fazer, o Rpg Maker também pode, é só saber como, e ter os recursos certos.

    Por falar em recursos, vamos falar um pouco deles.
    Como todos sabem, a engine RMXP, foi criada para que seus usuários possam criar jogos do gênero RPG.
    O personagem pode andar pelo mapa nas quatro direções (esquerda, direita, cima e baixo), e a  perspectiva dos mapas são olhados de cima, assim:
    http://t0.gstatic.co...sS6k_CDS5a5&t=1
    (a imagem acima não foi mapeada por mim, ela serviu apenas de exemplo)

    E como nos jogos de plataforma, que na maioria das vezes são em 2D (o personagem só anda na horizontal e pula) o Rpg Maker, de início não parece ser uma boa engine para criar esse tipo de jogo, pois o personagem pode se movimentar em todas as direções e o sistema de pulo que vem com ele é uma porcaria (para esse tipo de jogo).
    Mas, como existem pessoas que querem ir mais além, vulgo, alguns scripters (em especial Sweet Liar e meu amigo Gab) eles puderam trazer para a humanidade maker, alguns scripts que ajudam o Rpg Maker a simular um jogo de plataforma perfeitamente.
    Eu juntei vários scripts que podem criar um jogo de plataforma no RMXP, e trago especialmente para vocês.[/box]

    [box class="titlebg"]

    Recursos básicos/scripts:

    [/box]
    [box class="catbg3"]• Script de simulador de plataforma:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Pulo perfeito, por pixels ( fazendo assim o personagem não parecer que está flutuando na tela, e sim pulando) modificável por você mesmo (como velocidade da queda e altura dos pulos), sistema de gravidade (ex: personagem não está em alguma plataforma, então ele cai até chegar em alguma) e muitas outras funções. Se você não é um scripter experiente recomendo que não altere nada no script. Única coisa que poderá ser alterada será a linha 23 no script, onde você altera a altura do pulo (quanto maior o número menor a altura do pulo. Eu recomendo deixar 2)
    A linha vai estar assim:

    Citar

    @gravity = 2


    Então apague o ''2'' e coloque um número de 1 à 4 que quiser, mas é como eu disse, quanto maior o número menor o salto.
    Créditos do script: Sweet Liar  por adaptar e Gab por modificar.

    [/box]

    [box class="catbg3"]
    • Script com menu de opções (simples):

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Com três opções: Aumentar/Abaixar o som das BGM e BGS, e a opção de Full screen. As instruções de como usar corretamente o script encontra-se no mesmo.
    Créditos do script: Gab por criar especialmente para mim.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de Pontos:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Na verdade não seriam pontos, na verdade a ideia inicial do script era fazer com que mostrasse no mapa a quantidade de Dinheiro (G) que o personagem possuí, mas como nos jogos de plataforma, na maioria das vezes, temos um contador de pontos (ex: matou um inimigo, então ganha-se 450 pontos e o contador mostra) esse script é perfeito para isso. Então ao invés de chamarmos de dinheiro, chamamos de pontos.
    As modificações no script são simples, apenas coloque as coordenadas X e Y da janela que mostra dinheiro pontos (posição da janela), a opacidade da janela (recomendo que deixe 0, fica mais bonito) e a switch que mostra ou esconde essa janela.
    Tudo poderá ser modificado da linha 11 à linha 13 no script.
    Créditos do script: Madajuv por criar o script.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de Hud(vidas):

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Esse script é bem útil para que o personagem tenha sua barra de vidas no mapa.
    Você pode fazer as modificações como por exemplo, a imagem que será a vida do seu personagem (pode ser um coração, uma estrela, uma bolinha, o que você quiser...) Contanto que seu nome seja ''HP Bar BH''. (sem aspas)
    No script tem todas as informações de como modifica-lo.
    Sua vida será representada pelo Hp do seu herói, então se algum inimigo vier te atacar, o inimigo irá tirar uma certa quantia de Hp do personagem (a quantia que você quiser).
    Créditos do script: WWEBR por criar e Gab por modificar algumas coisas.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de Pauser:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Como muitos sabem, quase todo jogo tem sua tela de pausa, onde o player aperta determinado botão e uma tela pausando (parando) o jogo aparece.
    Não vou entrar em maior detalhes, acho que todos sabem para que uma pauser serve.
    Creditos do script: TRCS19 por criar o mesmo e ao Gab por modificar/organizar ele.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Anti-Lag eficaz:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Bom anti-lag, para que seu projeto não fique lerdo/travando, em outras palavras com lag.
    Não há o que modificar no script, apenas coloque-o acima do main (assim como todos os outros) e pronto.
    Creditos: Near Fantastica por criar o anti-lag e Gab por organizar.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de Plataforma em movimento:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Script criado especialmente para mim, pelo Gab, para adaptar-se ao script de plataforma do Sweet Liar.
    Esse script faz com que determinado evento (uma plataforma) leve o personagem conforme suas direções.(ex: personagem está em cima desse evento, e o evento esta com a rota para ir da esquerda para direita, então se o player ficar acima da mesma ele será movimentado junto da plataforma para esquerda e direita).
    Esse sistema é bem comum nos jogos de plataforma, por isso resolvi pedir para que o Gab o criasse.
    Creditos: Gab por criar o script.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de eventos atravessarem tudo:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Script útil e também criado especialmente para mim, para que determinado evento no mapa possa atravessar tiles bloqueados.
    Eu sei, era só colocar invisibilidade on no mover evento, mas o script de plataforma do Sweet Liar, bloqueia esse comando, por isso o script.
    Creditos: Gab por criar o script.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de Check-point:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]O personagem morreu? não se preocupe, o check-point irá te fazer começar o jogo da onde você parou. (outro script criado para mim)
    Maiores informações de como usar o script no próprio.
    Creditos: Gab por criar.

    [/box]

    [box class="catbg3"]• Script de colisão entre eventos:

    Spoiler 
    [box class="errorbox2"]Esse script será bastante útil para um bom jogo de plataforma, ele faz com que uma opção ''ao tocar evento'' possa ser feita com outro evento.
    Esse script substitui o cansativo trabalho de ativar certas coisas por coordenadas de variáveis com outros eventos.
    Creditos: JoãoNeto por criar e Gab por modificar.

    [/box]

    [box class="catbg3"][box]Link para download dos scripts citados: (4shared)[/box][/box]

    [box class="titlebg"]

    Finalização:

    [/box]
    [box class="catbg3"]Ótimo! agora temos os scripts necessários para criar um bom jogo de plataforma.
    Agora seu personagem pula, quando aperta-se a tecla ''S'' (se você não modificou o script,claro) e pausa apertando a tecla D.
    Mas esse não é nem a ponta do iceberg. Claro que com os scripts em mãos, tudo se torna mais fácil, mas ainda faltam as imagens, midis, sistemas, sprites, mapas e uns básicos tutoriais criados por mim para facilitar ainda mais a coisa.
    Porém, vamos por partes. Podemos ir agora para a parte gráfica do seu jogo, onde tudo começará, iremos mexer no database, criar sprites, e diversas outras coisas...
    Segue nosso tutorial na parte 2.
    Nos vemos lá.
    Qualquer dúvida, com essa parte do tutorial, entre em contato.[/box]

    :mrm=linha:

    [box]Parte 2.[/box]