Forums » Notícias e Acontecimentos

Versão falsa do Dubsmash afeta mais de 100 mil smart com vírus

    • 118 posts
    3 de junho de 2015 15h54min17s ART

    02/06/2015 13h48 - Atualizado em 02/06/2015 13h48

    Versão falsa do Dubsmash afeta mais de 100 mil smartphones com vírus


     
     
     

    O popular aplicativo de dublagem Dubsmash foi alvo de golpe no Google Play Store com apps falsos que teriam atingido mais de 100 mil usuários. Os programas maliciosos são cavalos de tróia descobertos por especialistas da ESET, que, uma vez instalados, acessam diversos sites pornográficos pelo celular e consomem rapidamente a franquia de dados da vítima.

    Descubra como colocar o Dubsmash em português pelo celular

    Dubsmash falso descoberto pela ESET atraiu mais de 10 mil vítimas (Foto: Reprodução/ESET)Dubsmash falso descoberto pela ESET atraiu mais de 10 mil vítimas (Foto: Reprodução/ESET)

    Apesar de abrir sites automaticamente a cada 60 segundos, o Dubsmash falso não pode ser detectado, pois a navegação na web é feita de forma invisível, usando o recurso WebView do Android. Segundo a dona do antivírus NOD32, a ameaça foi encontrada principalmente em aparelhos que não contam com apps de segurança instalados.

    saiba mais.

    “A popularidade dos aplicativos chama a atenção de cibercriminosos. Por isso, os usuários precisam ter cuidado redobrado na hora de clicar em links e realizar downloads, assim como precisam garantir que uma solução de segurança esteja instalada e atualizada no dispositivo, se quiserem ficar protegidos desse tipo de ameaça”, afirma o gerente da ESET no Brasil, Camillo Di Jorge.

    Por que não consigo instalar o Dubsmash? Veja no Fórum do TechTudo

    Os aplicativos falsos eram promovidos na Google Play com os nomes Dubsmash 2 ou Dubsmash v2, atraindo muitos usuários que buscavam pelo app verdadeiro produzido pela Mobile Motion. A boa notícia é que eles já foram removidos da loja do Android e não oferecem mais riscos a usuários.