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Aula 3: Classes e Métodos

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    4 de junho de 2015 12h42min07s ART

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    Conceito imagine você que você esteja fazendo um programa, imagine a dificuldade que seria programar vários objetos distintos com as mesmas características! Para facilitar a vida dos programadores existe a possibilidade de criar sistemas com características "pré-fabricadas", esses sistemas são as classes, elas são a chave de toda a programação orientada a objetos!


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    Nosso 1º Script
    Para criar-mos nosso 1º script, iremos utilizar a idéia de classe, vá até seu banco de scripts (crie um novo projeto) e adicione uma nova seção acima do main, vamos agora instanciar nossa classe!

    classCalc

    Para criar uma classe usamos a palavra reservada class e logo após colocamos o nome para ela, como faremos uma calculadora, utilizaremos como nome Calc!

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    Método os métodos são conjuntos ou blocos de comandos, são utilizados para organizar e otimizar o script! Para criar um método utilizamos o termo def seguido do nome do próprio, exemplo:

    def soma

    Temos agora nosso método de soma, precisamos agora especificar o que ele fará!

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    Comando é um ou um conjunto de ações específicas, como operações matemáticas ou lógicas, loops, criação de objetos e etc...

    Os comandos que utilizaremos serão bem simples: operações matemáticas e o comando print!

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    Para ajudar para auxiliar na produção de nosso script utilizaremos as variáveis do jogo, para acessar uma variável utilizamos:

    $game_variables[id]

    Onde id é o id da variável na database!

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    Definindo nosso método
    Até agora temos:

    classCalc   def soma

    Vamos utilizar a variável 3 para ser o resultado e a 1 e 2 para ser as que serão operadas, assim temos:

        $game_variables[3]= $game_variables[1]+ $game_variables[2]     p $game_variables[3].to_s

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    Obs.: não esqueça de colocar o comando print ou você nao saberá o resultado!

    Para finalizar nosso script colocamos um end no fim do método e outro no fim da classe


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    O comando end
    Pense, se eu colocasse
    def soma
      def subtração
    ...
    O programa não conseguirir ler onde termina um método e começa outro, por isso utilizamos o comando end no fim de cada método, para as classes é o mesmo, sempre que terminamos uma classe, colocamos um end para que o interpretador saiba que a classe terminou ali!



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    Nosso script ficou então:

    classCalc   def soma     $game_variables[3]= $game_variables[1]+ $game_variables[2]     p $game_variables[3].to_s   endend

    Para testar:
    Crie um evento em seu mapa, nele vá em chamar script. Assim como criamos objetos numéricos como a = 3, a vale 3, temos que criar objetos para as classes, então vou dizer que:
    calculadora = Calc.new
    Assim calculadora será um objeto do tipo Calc. O .new significa que estou criando um novo objeto Calc! Para executar os métodos basta chamá-los dentro do objeto que criamos.
    calculadora.soma
    Sempre utiliza-se classe.método, com isso temos no nosso chamar script:

    calculadora =Calc.new calculadora.soma

    Execute o jogo e fale com o NPC para ver o resultado. Mude o valor das variáveis 1 e 2 para testar!

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