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Aula Extra 1: Nomeclaturas

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    4 de junho de 2015 13h06min19s ART

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    Introdução

    Lancei essa aula pois nosso amigo maker ronangpjr fez algumas perguntas muito pertinentes. É possível usar acentos, fazer métodos ou classes com quaisquer nomes? Venho através dessa pequena aula teórica solucionar essas dúvidas que podem estar surgindo com todos.

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    Nomes
    Como todos ja sabemos, quase tudo o que fazemos precisa ser nomeado, classes, métodos, instâncias, variáveis. Tudo precisa de um nome, mas como batizar as coisas????

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    Classes

    • Cada palavra do nome deve começar com letra maiúscula: Calculadora, Game_Actor, Scene_Map;
    • Se tiver mais de uma palavra, separe-as com "_", em geral, tente evitar classes com 3 nomes, 2 ja bastam: Game_Map, Scene_Menu;


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    Métodos

    • Todos os métodos devem ter apenas letras minúsculas: main, initialize, update;
    • Tente ao máximo, fazer métodos com uma palavra só, mas se tiver que usar 2 ou mais, separe com "_": update_graphics, read_save_data;


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    Parâmetros

    • Sempre use com letras minúsculas;
    • Parâmetros, em geral, têm apenas uma palavra: skill_can_use?(skill_id), attack_effect(attacker);


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    Instâncias e Variáveis

    • Todos os objetos devem ter apenas letras minúsculas: @command, $game_actors;
    • A regra para palavras múltiplas é a mesma para os métodos, sempre separe com "_": @message_text, @battler_name;


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    Geral

    • Nunca use acentos ou ç em qualquer linguagem de programação, pois não é usual;
    • Sempre dê nomes coerentes as coisas, que dêem uma idéia do que é aquilo, isso é crucial quando outras pessoas estiverem editando seu script, possam saber onde estão os dados;


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    Importante
    Se você desobedecer a todas essas regras, seu script irá funcionar da mesma forma, mas existem certas regrinhas que é muito aconselhável que sejam utilizadas! Isso facilita a vida de quem edita os seus sistemas e também deixa os scripts com uma aparência melhor!

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    Importante
    Meu amigo KJr me mandou uma PM com alguns conteúdos bem interessantes sobre a aula, como creio essas informações sejam de grande valia aos nossos estudos, irei transcrever o que me foi passado.

    Sobre as Classes
    "O nome de uma classe ou módulo necessariamente começa com letra maiúscula, porque o interpretador gera uma constante a partir do nome da classe, e constantes começam com letra maiúscula."

    Nos Métodos
    "Nome de métodos devem começar com qualquer letra (ou _), e podem ter ? ou ! ou = no final do nome. E alguns operadores podem servir como nomes de métodos." (Não é usual começar nomes com "_", mas vocês verão mais a frente que nomes terminados com "?" são muito úteis)

    Sobre Variáveis
    "Nome de variáveis devem começar minúsculas (ou _). Se for uma variável de instância, de classe ou global, ela deve começar com @, @@ ou $ e depois uma letra minúscula (ou _)."

    "E não há problema em usar letras maiúsculas e/ou números depois do primeiro caractere.
    akd4nDNsnFnsSjj3 seria um nome válido para variável local ou método (só que ninguém usaria)." (Mas como ja vimos, é convencional, não criar nomes como uPdAtE ou coisas do gênero, assim como usar "_" para separar palavras também é por convenção.)

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