Forums » RGSS

Aula Avançada 3: Criando Sistemas Quaisquer

    • 683 posts
    4 de junho de 2015 13h07min20s ART

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    Introdução
    Hoje iremos aprender a criar um sistema genérico, ou seja, ter uma idéia de sistema e pô-lo em prática, é óbvio que só iremos abranger algumas partes, mas se todos aprenderam tudo o que lhes foi ensinado até agora, poderão tirar proveito! Minha intenção é auxiliar os scripters que não conseguem por suas idéias em um sistema. AVISO: esta aula será meramente teórica.

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    A Base
    Antes de iniciar a produção de um script, você deve organizar as idéias para ter noção de onde e como vai fazê-lo. Programar não é apenas ter uma idéia revolucionária e depois de algumas horas ter um belo novo script funcionando. Muitos sistemas exigem a edição de classes ocultas/visíveis e/ou a criação de novas classes. Para começar a programar é aconselhável que você mentalize quais atributos de quais classes serão necessárias, estude métodos ja existentes, analise outros scripts com sistemas parecidos e só após ter tudo bem claro em mente comece a por em prática.

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    Desvendando as classes ocultas
    Caso você pretenda utilizar classes ocultas, estude o help original do rmxp, é em japonês as explicações, mas os scripts estão la bem legíveis! Procure na internet por dicas e tutoriais. Não deixe de perguntar aqui na Reino RPG para saber de mais detalhes!

    Imagem Postada


    Imagem PostadaIniciando a Produção
    Para início de conversa, crie as classes de armazenamento de dados, ou seja, se esta criando um sistema de batalha, vai precisar de "Enemy", se esta criando um sistema de cartas, vai precisar de "Carta" e "Baralho", crie todas as que tiver que criar e coloque seus respectivos atributos, não tem problema se faltar alguma coisa, você só terá que completar quando for implementar, mas o melhor é deixá-las prontas. (Obs.: uma classe de armazenamento, são classes apenas para acessar atributos, elas não tem muitos métodos com funções e etc)

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    A Interface
    Criadas as classes de armazenamento, desenvolva a interface do seu sistema, adicione imagens ou qualquer coisa do gênero, não se importe em implementar a função dos botões ou afins, apenas cuide da parte gráfica, ela deve estar funcionando perfeitamente depois dessa etapa. Caso não use interface, pule esta etapa.

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    A Implementação
    Após ter todas as classes de armazenamento e uma possível interface gráfica, você ja terá toda a estrutura necessária para começar a implementar, ou seja, você deve agora programar todas as funções propriamente ditas do sistema, os algorítmos devem funcionar pefeitamente depois dessa etapa.

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    A Otimização
    Depois de ter seu sistema pronto, tente otimizá-lo ao máximo, reveja seus métodos, retire atributos e classes não usadas, organize os scripts, coloque comentários e um cabeçalho, deixe tudo em ordem. Reduza os lags com as dicas da aula passada!

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    ACorreção

    Bugs são sempre possíveis, peça a um tester, ou caso você ja tenha experiência nisso, teste você mesmo e corrija todos os bugs que encontrar. Um sistema fica inútil se tiver bugs graves.

    Imagem Postada


    Imagem Postada

    A Expanção
    Um bom programador sabe que nenhum sistema é 100% definitivo, ou seja, sempre tem como você adicionar uma função a mais, por isso, sempre que tiver uma idéia de expandir seu sistema com novos recursos, faça-o, sempre atento aos lags e as funcionalidades básicas do sistema que não podem ser ignoradas.

    Imagem Postada


    Tags de busca

    • desenvolvimento de sistemas
    • implementação
    • criação de scripts