Forums » RGSS

Lendo comentários por scripts - Aula 3

• 683 posts
    4 de junho de 2015 13h16min13s ART

Introdução

Para começar, acho que ficaram algumas dúvidas em relação á última aula e o comando \n, por que ele tem funcionalidades diferentes. Observe:

(\n[p])

Neste Regex, o caractere p deve ser encontrado, mas nao é adimitido dentro da primeira linha, ou seja, o \n lê caracteres em uma nova linha.
    Mas em:

([\n{p}])

Eu posso escrever p em qualquer linha e o caractere será lido.
    Ou seja, tudo depende dos comandos ao redor. Bom, agora acho que ficou bem explicado, vamos á aula:

Nesta Aula:

Hoje vamos trabalhar alguns comandos novos entre eles:

([a-z])

Esse comando procura uma letra qualquer, entre a e z, sendo assim, pode fazer um evento com o comentário 3231 que não vai acontecer nada.
    Aconselho que abra o comparador de códigos Regex para esta aula. Se esqueceu o link, Clique Aqui, pois nesta aula vamos usá-lo mais que o Rpg Maker até.

Então, vamos estudar melhor o nosso código, que como já perceberam está entre ([ ]), vamos explicar iso também.

( ) - Vai encontrar o que estiver nos parênteses
    [ ] - É usado para abrigar alguns tipos de códigos
    a - z - O sistema só aceita letras de a até z, e com este comando, não aceita letras maiúsculas.

Agora, o que vamos criar:

"Se um monstro tiver como comentario Mover:Esquerda, e o jogador pressionar a tecla A, o monstro vai andar para baixo".

Movendo monstro por comentários

Na verdade, este código é relativamente simples, mas vamos implementar mais coisas nele ao longo das aulas. 

A condição para que o monstro se mova, é que o comentário seja Mover:Esquerda. Isto é o mais simples do Regex. Quando quer selecionar um texto em si, é só botar dentro dos parênteses, sendo assim:

(Mover:Esqerda)

Lembrando que o código inteiro deve ficar entre / /i.

Para quem nao entendeu como usar o Editor de textos, veja a imagem em spoiler:
    Spoiler 
    Imagem Postada

Agora, só falta fazer a segunda condição, se pressionar a tecla A. Para quem não sabe muito de RGSS, use o código abaixo:

Input.trigger?(Input::X)

Então, como podemos juntar duas condições por um and no RGSS, é só usar a primeira condição:

if comment =~ /(Mover:Abaixo)/i

Depois, adicionar um "And" e botar a segunda condição:

if comment =~ /(Mover:Abaixo)/i and Input.trigger?(Input::X)

Agora, basta usarmos o comando "Mover evento: Mover a esquerda", por scripts, este comando fica assim:

@move = $game_map.events[n]
    @move.move_left

Tirem n e troquem pelo evento que vai ser movido.

Código Final

classGame_Systemalias primeiro initialize def initialize   primeiro   @initial_value=""endendclassGame_Event<Game_Characteralias segundo update def update   segundo     for cmd in@list     if cmd.code ==108or cmd.code ==408         comment = cmd.parameters[0]       end       if comment =~/(Mover:Esquerda)/i andInput.trigger?(Input::X)       @move= $game_map.events[1]       @move.move_left       end   endendend

Considerações

Nesta aula aprendemos a mover em evento usando comentários.

Espero que qualquer dúvida que possam ter o qualquer coisa a corrigir, postem aí.

Até,
    Mendesx

Tema

Complementem o script feito nesta aula, fazendo com que o evento possa andar em qualquer direção.
    Para quem acha difícil, o RGSS é difícil, e na próxima aula eu posto a resposta. Dem uma procurada no forum se nao souberem algum comando, ou perguntem aqui mesmo.

Aula Passada

A resposta do tema da aula passada:

classGame_Systemalias primeiro initialize def initialize   primeiro   @initial_value=""endendclassGame_Event<Game_Characteralias segundo update def update   segundo     for cmd in@list     if cmd.code ==108or cmd.code ==408         comment = cmd.parameters[0]       end       if comment =~/([Olá, meu nome éMendesx.][\n{o}])/i         p comment       end   endendend