Forums » RGSS

Criando novos movimentos para o herói | evento #1

• 683 posts
    4 de junho de 2015 13h19min53s ART

Tuto RGSS #1

Já leu as grandes aulas deste fórum e quer aprender mais sobre scripts? Quer, realmente, botar a mão na massa?
    Se você pretende construir coisas fantáticas com scripts, deverá ler todos estes tutoriais que estarei lançando. Abordarei temas diversos e sem ordem nenhuma, podendo ser de configurações até como usar o mouse no RMXP.

Começaremos hoje então o nosso primeiro tutorial de aprofundamento. Aproveite ;D

Criando novos movimentos para o herói | evento

Saiba que todos os movimentos do seu jogo (acima, abaixo, pulo, etc..), são todos feitos por scripts. O nome do maravilhoso script que faz isso é Game_Character, então, procure por ele no seu editor de scripts. São três. Os que nós vamos usar mais são o 2 e o 3, é neles que são feitos os movimentos padrões do seu jogo.

Se quiser dar uma fuçada nesses dois, pode. Mas agora, desca até o Main (Último script), clique em inserir (Botão direito do mouse), e clique o retângulo branco, você criará um novo script.

Na grande caixa branca numerada com linhas, você escreverá o seu script. Começe assim:

classGame_Characterend
    Aqui você criou uma classe com o nome exatamente igual a classe que trata dos movimentos (Game_Character), porém, não "apagará" nenhum movimento, pelo contrário, você só terá acesso aos movimentos, e criará novos.

Então, para começar, qual será o nome do movimento? Eu vou botar o meu nome, vocês ponham o que quiserem:

def meu_movimento end
    (Adicionem este código entre o código inicial)

O que fizemos?
    Criamos um método, ou seja, um def. Um método é o nome de uma parte de um script, e só serve para organização, e para o interpretador de códigos RGSS saber aonde operar.

Mas como "chamar" este método?, ou seja, como executar os comandos dentro dele?
    Crie um evento em presionar tecla, use o "mover evento", selecione "Chamar Script", e escreva o nome do seu método, no meu caso, meu_movimento.
    Assim você está chamando o seu método, legal né? Agora vamos adicionar comandos a este método, que ainda está vazio.

Apartir de agora as possibilidades são infinitas, faça o que quiser, só lhe dou algumas comandos:
    (Só escreva os que quiser, um embaixo do outro)
    move_up      = Move acima
    move_down = Move abaixo
    move_left    = Move à esquerda
    move_rigth  = Move à direita
    move_lower_left    = Move esquerda-abaixo
    move_lower_right  = Move direita-abaixo
    move_upper_left    = Move esquerda-acima
    move_upper_right  = Move direita-acima
    move_random = Move aleatório
    move_toward_player = Seguir herói
    move_away_from_player = Fugir do herói

Bem, para saber todos os outros códigos, veja o Game_Character 3.
    Agora, fica a sua criatividade. Você pode criar condições usando o comando if, e então fazer movimntos quaisqueres.
    Para lhe ajudar, lembre-se de que:
    @x = Coordenada X de quem está se movendo
    @y = Coordenada Y de quem está se movendo
    $game_player.x = Coordenada X do herói
    $game_player.y = Coordenada Y do herói

Então, vou criar um método só meu agora:

if $game_switches[1] == true Se a Switch de ID 1 estiver ligada
    case rand(2) Selecionar número aleatório entre 0 e 1
    when 0 Quando for 0
    move_left Mover a esquerda
    when 1 Quando for 1
    move_forward Avançar um passo

Pois bem, eu dei um exemplo bem louco, mas o expírito é esse. Experimente ver esse meu script, que cria vários novos movimentos para o herói e eventos: + 11 Novos movimentos para eventos\personagem  (Lido 221 vezes)

Dúvidas, comentários, sugestões, críticas e tudo mais poste aqui. E se você tiver criado um método legal, poste aqui! Se estiver sem ideias, poste aqui que eu te ajudo. Até, e boa sorte ledo estes tutoriais. :D

Até,
    Mendesx