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Aula 1 - Começando a programar RGSS - Nível Básico

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    4 de junho de 2015 13h22min38s ART

    Mendesx - Aula 1

     

    A pedido de um certo membro que queria a minha ajuda, resolvi postar este conujnto de aulas. Nesta primeira aula aprenderemos alguns conceitos básicos, variáveis e a estrutura de um script.



    O que é RGSS?

    Ruby Game Script System, linguagem de programação derivada da linguagem ruby. É usado especialmente no Rpg Maker XP.

    Como se faz um script?

    Acho que todos ja perguntaram isso. Um script não é uma coisa tão simples de se fazer, então não há uma definição correta, mas você pode dar uma olhada na estrutura do script, ou seja, como ele é escrito.

    A estrutura de um Script

     

    Scripts são instruções ao seu computador, então são muito diversos. Mas, todos devem obedecer a um padrão.

    1) Comando: class

    Este comando você vai ver em 99% dos scripts. Ele serve para separar cada script, dando um nome a ele. A sintaxe é essa:

    classNome_do_script
    Lembre-se que se o nome do seu script tiver mais de uma palavra, você não pode usar a tecla de espaço, ou seja, use um _ para ligar as palavras.

    2) Comando: def

    Este comando é obrigatório, e serve para criar métodos, ou seja, separar coisas dentro de uma classe. Veja um exemplo:

    classTempo   defHoras

    Veja que para o "tempo" correr, ele prescisa de Horas, Minutos e Segundos.


    3) Comando: End

    Assim como você cria novas classes e métodos, você deve "fechá-los", se não o computador não sabe onde eles acabam, e o script não rola.

    Você deve usálo quase sempre quando ver uma palvra em Azul no seu script, por exemplo;
    class e def. 

    Veja como ficou nosso script: 

    classTempo   defHoras   endend



    Mas e aí? E onde está a ação?
    Erh... é que nós só declaramos uma classe e um método, mas não botamos comandos dizendo o que eles fazem. Como esta é uma aula básica, vamos fazer um script básico:

    Nosso 1º Script

     

    Pegue aquele código que nós fizemos antes e copie acima do Main.
    Agora, vá na linha 2, e presione enter. (Você terá criado uma nova linha).

    Aqui vamos declarar uma variável, ou seja, um valor. Não entendeu? Observe:

    classTempo   defHoras     @que_horas_são =0   endend
    Assim criamos uma variável. Anote isso:

    @nome - Variável local, que só pode ser acessada no script em que foi criada.
    $nome - Variável global, que pode ser acessada de qualquer script.
    NOME - Geralmente usadas em configurações, são variáveis que não mudam de valor.


    Mas até agora não acontece nada, então vamos usar o método print (p) para escrever esta variável.
    O método print tem a seguinte sintaxe:
    p "teste"
    Ele serve para escrever coisas, mas não é muito usado.

    Quando queremos escrever um texto por print, usamos as aspas, mas quando escrevemos uma variável, podemos só botar o nome dela, com um .to_s no fim. 

    classTempo   defHoras     @que_horas_são =0     p @que_horas_são.to_s   endend

    Agora teste o seu jogo. Não vai acontecer nada ainda, pois os scripts sempre devem ser chamados, ou seja, não adiante só escrever os códigos, o jogo tem que ler eles.
    Como o nosso script não serve para nada, não temos como cháma-lo. Então vá no script main, e procure por:
      Graphics.freeze
    Adicione:
      @que_horas_são =0   p @que_horas_são.to_s

    Agora pode testar o seu jogo.



    O que tem por vir?
    Na próxima aula estudaremos um pouco as variáveis, e aprofundaremos nosso estudo sobre classes e métodos.
    As próximas aulas ficarão mais difíceis, porém faremos script muito mais legais.


    Até,
    Mendesx