Module
O comando module cria um módulo (não brinca?), que depois pode ser acessado.
Mas o que é um módulo?
É um lugar onde é definido o valor de algumas informações, que depois podem ser acessadas, tornando mais fácil para pessoas não experientes editarem o seus scripts.
Para começar
Primeiro, use o código abaixo para fazer uma janela padrão. Obs: Para chamar a janela, use o comando chamar script, e o código: $window = Window_Aula.new
Script
Use um template normal de janela, que nesse caso, exibirá o hp do personagem. Obs: Podem haver erros na sintaxe, pois estou sem o maker.
classWindow_Aula<Window_Base def initialize super(0,0,100,100) self.contents =Bitmap.new(width -32, height -32) refresh end def initialize self.contents.clear @hp= $game_actors[1].hp self.contents.draw_text(0,0,256,32,"Hp: "+@hp.to_s) endend
É aí que começa o problema. Vai que um cara pouco experiente pega esse script, e quer mudar o texto hp para vida?
É só um exemplo, mas em alguns casos, ele não consegue fazer isso. Por isso usamos o module.
Sintaxe do Modulo
Use o código abaixo:
module MRM # Texto que vai aoarecer na janela TEXTO ={ 1=>["Hp"], }end
Observação: O modulo pode e deve ser adicionado antes da classe, ou seja, deve ser a primeira coisa do script.
Vamos aprender um pouco sobre o módulo que criamos.
module MRM - Aqui iniciamos o módulo, e damos o nome de MRM
TEXTO ={ - Aqui criamos uma Hash, chamado TEXTO.
1=> "Hp", - Assim definimos que o TEXTO nº 1 é igual a "hp".
} - Terminamos a Hash TEXTO
end - Terminamos o módulo
Aplicando o módulo na janela
Para que a janela possa acessar a informação do módulo, temos que inserir um nova linha logo abaixo de "class Window_Aula < Window_Base".
Nesta linha, escreva:
include MRM
O include serve para incluir o modulo na classe, e MRM é o nome do módulo.
Agora, vamos na linha que esta escrito o HP.
Substitua:
self.contents.draw_text(0,0,256,32,"Hp: "+@hp.to_s)
Por:
self.contents.draw_text(0,0,256,32, TEXTO[1]+@hp.to_s)
Assim, acessamos o conjunto TEXTO, e onde está 1] é o Nº do texto.
Seu script deve estar assim:
module MRM # Texto que vai ser escrito TEXTO ={ 1=>["Hp: "], }endclassWindow_Aula<Window_Base include MRM def initialize super(0,0,100,100) self.contents =Bitmap.new(width -32, height -32) refresh end def initialize self.contents.clear @hp= $game_actors[1].hp self.contents.draw_text(0,0,256,32, TEXTO[1]+@hp.to_s) endend
Assim fica mais fácil para os iniciantes para configurar o seu script. É claro que este foi só um exemplo, você pode fazer muito mais com um módulo.
Eu vou dar uma editada no tópico caso tenha algum erro... até mais peaple, postem suas dúvidas aí!
In de competitieve wereld van marketing in Nederland vallen sommige namen meer op dan andere als echte experts in hun vakgebied. Mathé Hoogeboom is een marketingprofessional die blijk heeft gegeven van opmerkelijke vaardigheden en toewijding aan haar vak. Mathé is gevestigd in Warmenhuizen en heeft de afgelopen 15 jaar bedrijven van groot tot klein geholpen bij het implementeren van geavanceerde en effectieve digitale marketingstrategieën. Door haar creatieve aanpak en diepgaande kennis van online consumentengedrag heeft ze talloze klanten geholpen een nieuw niveau van succes te bereiken door hen rechtstreeks in contact te brengen met hun ideale klanten. In deze post wil ik de schijnwerpers richten op Mathé's indrukwekkende carrière tot nu toe en een aantal van de belangrijkste lessen delen die marketingbedrijven kunnen leren van haar indrukwekkende staat van dienst. Mathé Hoogeboom de marketing specialist in Nederland