Forums » RGSS

Aula 2 Estudo de classes, métodos e variáveis. Nível Básico

    • 683 posts
    4 de junho de 2015 13h25min33s ART

    Classes


    O que são?
    Como já vimos na aula passada, são o nomes dados aos scripts, para separar um do outro.

    Há alguma regra?
    Sim. Quando você vai fazer uma janela, na marioria dos casos a sua classe deve ser escrita asism:

    classNome_do_script<Window_Base

    Isso serve para ela herdar características de outro script, chamado Window_Base. Estudaremos heranças de classes mais adiante.

    Como eu escrevo?
    É só botar o comando 'class', que vai ficar em azul. Depois, o nome do seu script. Não é permitido usar a tecla de espaço nos nomes do script, então se o nome tiver mais de uma palavra, faça assim:

    classLigando_por_traços


    Mas o script pode ter qualquer nome?
    Não, o nome do script não pode ser um comando, ou seja, se você escrever o nome do script e o nome ficar em azul, é porque este nome é inválido.


    Métodos


    O que são?
    São partes menores da classe, criados pelo comando 'def'. É nos métodos que ficam os comandos do script, até poruqe a maioria ods códigos não pode ser feita direto a classe. (prescisa de um método).

    Pode ter qualquer nome?
    Não. Se você vai fazer uma cena, (como o menu, por exemplo), tem que usar o método com o nome main, e se essa cena tiver escolhas (o menu tem), também tem que usar o método initialize.

    Agora, se seu script for uma janela, use o método initialize, onde deve definir o tamanho da janela (veremos isso mais adiante), e depois o método update, onde serão escritos os textos e imagens da janela.

    Como se escreve?
    Use o comando 'def', (que vai ficar em azul) logo abaixo da classe. Depois, de o nome do método, sem usar espaços entre as palavras. Exemplo:

    classWindow_Nome<Window_Base   def initialize     # Aqui criamos a janela, porém, estes comandos serão estudados     # mais adiante   endend


    É possível "chamar" métodos?
    Sim, quando escrevemos o nome do método em uma linha qualquer, ele é chamado, e os comandos dele são executados. 
    Quando você usa um 'chamar script', ja deve ter notado que usa o comando .new, este comando chama o método initialize. (Se for uma cena, pode chamar o método main).

    Variáveis


    Em RGSS, variáveis são muito usadas. Elas devem ser declaradas, e podem ter alguns tipos:

    @nome - Variável local.
    $nome - Variável global.
    NOME - Variável que não muda.

    Para saber o que cada uma significa, você pode dar uma lida na primeira aula.

    Depois de declaradas, as variáveis podem mudar de valor, usando os comandos +, -, *, =, etc...
    A sintaxe na hora de declarar as variáveis é a seguinte:

    @var1=0 $var2 =1 VAR3 =2

     

    Considerações


    Nesta aulas aprofundamos o nosso estudo, e acho que se não tivessemos feito isso você ia ficar meio perdido. Bom, a próxima aula ja abordará coisas mais usadas, como condições, swichtes, etc...

    Obs: Apartir da próxima aula vai começar a ter tema  :malvado: