Forums » RGSS

F.A.Q Geral do RGSS

• Fl\u00e1vio Henrique
    • 683 posts
    4 de junho de 2015 13:27:48 ART

Este tópico foi feito depois de uma sugestão que eu dei AQUI.

Reuni dúvidas as mais comuns dos nosso membros para fazer esta F.A.Q, se alguma dúvida sua não estiver aqui, me avise no tópico.
    Atenção: Este tópico é para dúvidas comuns e simples, então, não pergunte coisas como qual é o bug desse script?, se por acaso eu tiver escrito alguma letra errada, me avisem. 

Spoiler Switches, Variáveis, e Condições 

1) Swictes, variáveis e condições

Para alterar o valor de uma variável, use o código abaixo. (Sendo n= Id da variável)
    $game_variables[n]=Valor
    Para adicionar ou subatriar um valor de uma variável, use o código abaixo. (n = Id da variável)
    $game_variables[n]+=Valor# Adicionar $game_variables[n]-=Valor# Subtrair

Para ligar\desligar uma swicht, use o código abaixo. (Sendo n= Id da swicht)
    $game_switches[n]=true# Ligar $game_switches[n]=false# Desligar

Para ligar\desligar swichtes locais, use o código abaixo. (nm = Id do mapa)(ne = Id do evento)
    key =[nm, ne,"letra "] $game_self_switches[key]=true# On, "false" para Off $game_map.refresh

Para criar uma nova condição, use o comando "if".
    if
    Nas condições os sinais são dobrados, ou seja, se quiser fazer uma condição variavel[n] = 2, fica assim:
    if $game_variables[n]==2

O comando and crie duas ou mais condições, e todas tem que ser cumpridas. Já o comando or cria duas ou mais condições, e apenas uma delas em que ser concluída.
    if $game_variables[n]==2or $game_swichtes[n]=true

Spoiler Status Gerais 

2) Status Gerais

Lista de status para serem mudados no RGSS. (Atualizando)(nh = Id do herói)
    $game_actors(nh).hp =Valor# Mudar o Hp $game_actors(nh).sp =Valor# Mudar o Sp $game_actors(nh).level =Valor# Level do Herói $game_actors(nh).exp =Valor# Exp do herói $game_actors(nh).max_hp =Valor# Max Hp do herói $game_actors(nh).max_sp =Valor# Max Sp do herói
    Para recuperar tudo:
    for i in0...$game_party.actors.size $game_party.actors[i].recover_all end
    Ainda existem comandos de velocidade, força, etc.. que são menos usados, e botarei depois.

Spoiler Outros comandos 

3) Outros comandos

Spoiler Class 

Spoiler Def 

Spoiler Excessão, Iniciar\ 

Spoiler Template de janela 

Spoiler Cor da tela 

Spoiler Cor da letra 

Spoiler Mover o herói 

Spoiler Evento comum 

Mais comandos serão adicionados!

Spoiler Mensagen 
    Para você mudar algumas coisas na mensagem:
    Para mudar o tamanho da fonte:
    self.contents.font.size =Tamanho
    Para mudar o nome da fonte:
    self.contents.font.name ="Nome"
    Para fazer uma mensagem centrada:
    self.contents.draw_text(x, y, largura, altura,"Texto",2)

Spoiler Tópicos úteis 
    Lista de tópicos úteis para quem quer aprender scripts:
    Eventos versus Scripts - Parecido com este tópico.
    Aulas de RGSS
    Aulas muito boas: Anderson Porto
    Aulas muito boas: Joao Neto

Spoiler Erros comuns 
    Os erros mais comuns em scripts que você vai encontrar aqui na MRM,  e como resolvê-los.

1) Sintax Error
    É um erro na Sintaxe, ou seja, escrita do script. Verifique se o número de Ends está correto, é a causa mais comum. Támbém pode ser uma parênteses aberto, uma aspas aberta, etc...

2) Undefined Local Variable or Metod...
    Feche o jogo e abra o editor de scripts. Ele vai aparecer na linha que deu erro. Varifique que os comandos dela estão escritos certos, e as variáveis, declaradas.

se tiverem algum outro erro, tirem uma foto e postem aqui, para eu ver se posso ajudar, e acresentar o erro á essa lista.

Spoiler chamando scripts 
    Para chamar scripts por eventos, use o comando chamar script, que é o último comando da terceira aba de eventos. Insira o nome do seu script e o código.new, se for uma janela, ponha $window, se for uma cena, $scene, observe:
    $window =Nome.new# Nova janela $scene =Nome.new# Nova cena

Se aparecer o erro "Undefined Local Variable or Metod" ou algo parecido, verifique se o nome que chamou é igual ao nome da classe do seu script.

Créditos e agradecimentos a: 
    Kyo Panda
    Sasuke_Uchiha
    Tópico: Evento vesus Scripts

Sugiro que juntem este tópico e o tópico Eventos vesus Scripts e Fixem-os.

Qualquer dúvida postem aí emabixo, até mais pessoal.