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F.A.Q Geral do RGSS

  • Fl\u00e1vio Henrique
    • 683 posts
    4 de junho de 2015 13:27:48 ART

    Este tópico foi feito depois de uma sugestão que eu dei AQUI.

    Reuni dúvidas as mais comuns dos nosso membros para fazer esta F.A.Q, se alguma dúvida sua não estiver aqui, me avise no tópico.
    Atenção: Este tópico é para dúvidas comuns e simples, então, não pergunte coisas como qual é o bug desse script?, se por acaso eu tiver escrito alguma letra errada, me avisem. 


    Spoiler Switches, Variáveis, e Condições 

    1) Swictes, variáveis e condições


    Para alterar o valor de uma variável, use o código abaixo. (Sendo n= Id da variável)
    $game_variables[n]=Valor
    Para adicionar ou subatriar um valor de uma variável, use o código abaixo. (n = Id da variável)
    $game_variables[n]+=Valor# Adicionar $game_variables[n]-=Valor# Subtrair

    Para ligar\desligar uma swicht, use o código abaixo. (Sendo n= Id da swicht)
    $game_switches[n]=true# Ligar $game_switches[n]=false# Desligar

    Para ligar\desligar swichtes locais, use o código abaixo. (nm = Id do mapa)(ne = Id do evento)
    key =[nm, ne,"letra "] $game_self_switches[key]=true# On, "false" para Off $game_map.refresh

    Para criar uma nova condição, use o comando "if".
    if
    Nas condições os sinais são dobrados, ou seja, se quiser fazer uma condição variavel[n] = 2, fica assim:
    if $game_variables[n]==2

    O comando and crie duas ou mais condições, e todas tem que ser cumpridas. Já o comando or cria duas ou mais condições, e apenas uma delas em que ser concluída.
    if $game_variables[n]==2or $game_swichtes[n]=true

     

    Spoiler Status Gerais 

    2) Status Gerais

    Lista de status para serem mudados no RGSS. (Atualizando)(nh = Id do herói)
    $game_actors(nh).hp =Valor# Mudar o Hp $game_actors(nh).sp =Valor# Mudar o Sp $game_actors(nh).level =Valor# Level do Herói $game_actors(nh).exp =Valor# Exp do herói $game_actors(nh).max_hp =Valor# Max Hp do herói $game_actors(nh).max_sp =Valor# Max Sp do herói
    Para recuperar tudo:
    for i in0...$game_party.actors.size $game_party.actors[i].recover_all end
    Ainda existem comandos de velocidade, força, etc.. que são menos usados, e botarei depois.

     

    Spoiler Outros comandos 

    3) Outros comandos

    Spoiler Class 
     
    Spoiler Def 
     

    Spoiler Excessão, Iniciar\ 
     
    Spoiler Template de janela 
     

    Spoiler Cor da tela 
     


    Spoiler Cor da letra 
     


    Spoiler Mover o herói 
     

    Spoiler Evento comum 
     

    Mais comandos serão adicionados!

     

    Spoiler Mensagen 
    Para você mudar algumas coisas na mensagem:
    Para mudar o tamanho da fonte:
    self.contents.font.size =Tamanho
    Para mudar o nome da fonte:
    self.contents.font.name ="Nome"
    Para fazer uma mensagem centrada:
    self.contents.draw_text(x, y, largura, altura,"Texto",2)

     

    Spoiler Tópicos úteis 
    Lista de tópicos úteis para quem quer aprender scripts:
    Eventos versus Scripts - Parecido com este tópico.
    Aulas de RGSS
    Aulas muito boas: Anderson Porto
    Aulas muito boas: Joao Neto

     

    Spoiler Erros comuns 
    Os erros mais comuns em scripts que você vai encontrar aqui na MRM,  e como resolvê-los.

    1) Sintax Error
    É um erro na Sintaxe, ou seja, escrita do script. Verifique se o número de Ends está correto, é a causa mais comum. Támbém pode ser uma parênteses aberto, uma aspas aberta, etc...

    2) Undefined Local Variable or Metod...
    Feche o jogo e abra o editor de scripts. Ele vai aparecer na linha que deu erro. Varifique que os comandos dela estão escritos certos, e as variáveis, declaradas.

    se tiverem algum outro erro, tirem uma foto e postem aqui, para eu ver se posso ajudar, e acresentar o erro á essa lista.

     

    Spoiler chamando scripts 
    Para chamar scripts por eventos, use o comando chamar script, que é o último comando da terceira aba de eventos. Insira o nome do seu script e o código.new, se for uma janela, ponha $window, se for uma cena, $scene, observe:
    $window =Nome.new# Nova janela $scene =Nome.new# Nova cena

    Se aparecer o erro "Undefined Local Variable or Metod" ou algo parecido, verifique se o nome que chamou é igual ao nome da classe do seu script.




    Créditos e agradecimentos a: 
    Kyo Panda
    Sasuke_Uchiha
    Tópico: Evento vesus Scripts

    Sugiro que juntem este tópico e o tópico Eventos vesus Scripts e Fixem-os.

    Qualquer dúvida postem aí emabixo, até mais pessoal.