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Dodoop: Aula 5 - Criando Condições HUD

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    4 de junho de 2015 13h31min19s ART

     
     

    Aula 5 - Criando Condições HUD

     
     

    Autor:Dodoop
    Versão:1.0
    Dúvidas ou Sugestões:Avise por PM ou no próprio tópico.
    Nível:Facil (facil/médio/avançado)



    Pesso que não divulguem esse tutorial em outros site, pois eu quero ter total controle sobre os tópicos desse tutorial para que eu mesmo possa atualiza-lo frequentimente, obrigado pela atenção.



    2 de Janeiro de 2010 - Melhorada a organização do tópico



    Nessa aula voce vai aprender a ativar a Hud em scenes espesíficas e quando uma swithc
    estiver ativada!



    Ativando a HUD em certas Scenes:
    Pegue o template:
    classHud<Window_Base   def initialize       super(X,Y,Largura,Altura)       self.contents =Bitmap.new(width -32, height -32)       @ator=0       refresh     end   def refresh     self.contents.clear     actor = $game_party.actors[0]#Conteúdo:      #Fim     endend#Adiciona a janela a o mapa.classScene_Map   alias hud_main main   def main     @Hud=Hud.new     hud_main     @Hud.dispose   end   alias hud_update update   def update     hud_update     @Hud.update     @Hud.refresh   endend
    Vamos ativar a hud quando ela estiver no menu depois de:
    #fim
    Adicione o códico:
    if $scene.is_a?(Scene_Menu)     self.visible =trueend
    Agora vou encinar a vc escolher a scene pegue o códico e adicione depois do lugar que eu falei acima:

    if $scene.is_a?(Scene)     self.visible =trueend

    Troque scene pela scene que a hud vai ficar ativada por exemplo no primeiro exemplo eu coloquei Scene_Menu isso fes com que a HUD fosse ativada no menu.
    Mais quais são as scenes dodoop?
    R:Olhe na lista abaixo:

    Tela de título:
    Scene_Title

    Menu:
    Scene_Menu

    Menu de item:
    Scene_Item

    Menu de Habilidades:
    Scene_Skill

    Menu de Equipamento:
    Scene_Equip

    Menu de Status:
    Scene_Status

    Menu de Salvar:
    Scene_Save

    Menu de Continuar:
    Scene_Load

    Menu de Saír:
    Scene_End

    Menu de Loja:
    Scene_Shop

    Menu de Nome:
    Scene_Name

    Menu de Game Over:
    Scene_Gameover

    Tela de Depuração:
    Scene_Debug

    Ativando a Hud por switechs:
    Depois do codíco:
    #Fim
    Adicione:
    if $game_switches[switch]==trueself.visible =trueelseself.visible =falseend
    Troque switch que está dentro de [] pela ID da switch que ativara a Hud!

    Até +!E quanto os exemplos dessas duas últimas aulas eu fasso depois!



    Aula 1 - Criando uma HUD (parte 1) 
    Aula 2 - Criando uma HUD (parte 2) 
    Aula 3 - Criando uma HUD (parte 3)
    Aula 4 - Criando Novas Janelas  
    Aula 5 - Criando Condições HUD  

    É recomendado que você leia as aulas na sequência, caso contrario pode ocorrer desentendimento das mesmas.



    • Dodoop - Por criar



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    Até mais!

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