Forums » RGSS

HugoLinux: [Capítulo 1] 3ª Aula - O Básico Parte 1.3

    • 683 posts
    4 de junho de 2015 13h33min56s ART

    Modificando Scripts
    Por
    HugoLinux


    Objetivos:
    • Permitir a customização de scripts [principal];
    • Permitir a criação de pequenos scripts.
     

    Capítulo 1 
    O Básico Parte 1.3

     

    =>Variáveis<=
    Explicação mais Técnica:
    As variáveis são espaços na memória RAM onde se guarda dados, esse espaço tem “nome”. Dependendo do nome da variável, defini-se o momento que ela ocupa um espaço na memória.

    Explicação mais Superficial:
    As variáveis são nomes que você dá a certas informações, o nome da variável define em que momento ela pode ser usada.

    >Nome das Variáveis<
    @ => Se a variável começar com @ ela é uma variável que só irá poder ser chamada dentro da classe em que foi definida.
    Ex.:
    @gold
    @Time

    minúscula => Se a variável tiver todos os caracteres de seu nome em minúsculo, ela é uma variável que vai ser utilizada rapidamente, ela é definida, mas logo é utilizada.
    Ex.:
    Gold
    Time

    MAIÚSCULA => Se a variável tiver todos os Caracteres Maiúsculos, ou só o 1º, essa variável não muda de valor, ela tem o mesmo valor para sempre.
    Ex.:
    GOLD
    Time

    $ => Se a variável começar com $ essa variável pode ser utilizada em qualquer momento.
    Ex.:
    $gold
    $Time

    >Tipos de Dados<
    Não tem como falar em variáveis sem falar em dados, já que isso é o que elas guardam. xD
    Os tipos básicos de dados são:

    Dados Inteiros
    São dados compostos por números inteiros.

    Dados Reais
    São dados compostos por números que tenham casas decimais.

    Dados String
    São dados que são compostos por números e caracteres. Para se referir a esse tipo de dado deve-se botar “” no dado. Ex.:
    “Isso é o Dado”

    Dados Booleanos
    São dados que só tem 2 valores possíveis, false ou true.

    >Definindo Variáveis<
    Após definir um dado para uma variável você está definindo a variável, o tipo de dado que ela pode comportar e o dado inicial que ela conterá. Para definir o dado de uma variável deve-se colocar o nome da variável depois = e depois o dado. Ex.:

    classScene_Teste     def main         @nick=HugoLinux     Endend


    Escrevendo isso eu defino que @nick é uma variável que guarda dados tipo String, que seu dado inicial é “HugoLinux” e que ela será utilizada dentro da classe Scene_Teste.

    >Atribuindo Dados às Variáveis<
    Para se definir dados à uma variável, basta fazer a mesma coisa que você faz ao definir uma variável, só que você irá utilizar outro dado, para a variável mudar de valor.Ex.:

    classScene_Teste     def main         @nick=HugoLinux         @nick=DragonForce     Endend


    Na verdade não é necessária a linha @nick = “HugoLinux” já que logo no linha seguinte irá mudar o valor da variável.

    >Representar variáveis<
    Variáveis tem como valor principal guardar dados e representá-los, ou seja, você pode representar uma variável no lugar de um dado. Por exemplo, o comando p que nós estávamos utilizando para mostrar uma mensagem na tela, escrevendo p ”HugoLinux”, poderíamos fazer o seguinte:

    classScene_Teste     def main         @nick=HugoLinux         p @nick     Endend


    Fazendo isso o comando p irá utilizar o dado que está na variável @nick, que no caso é “HugoLinux”.

    >Alterando Dados das Variáveis<
    As variáveis podem ter seus dados alterados, basicamente de 5 maneiras:

    Atribuindo
    Já foi explicado acima, usa-se o =

    Somando
    Utiliza-se o símbolo +=, fazendo com que o valor da variável some-se ao valor indicado. Exemplos:

    classScene_Teste     def main         @num=1  # atribui-se 1 à variável @num         @num+=10# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10+1=11         p @num     endend


    No final será mostrado na tela o número 11.

    Diminuindo
    Utiliza-se o símbolo -=, fazendo com que o valor da variável seja subtraído do valor indicado. Exemplos:

    classScene_Teste     def main         @num=10  # atribui-se 1 à variável @num         @num-=1# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10-1=9         p @num     endend


    No final será mostrado na tela o número 9.

    Multiplicando
    Utiliza-se o símbolo *=, fazendo com que o valor da variável seja multiplicado pelo valor indicado. Exemplos:

    classScene_Teste     def main         @num=10  # atribui-se 1 à variável @num         @num*=2# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10*2=20         p @num     endend


    No final será mostrado na tela o número 20.

    Dividindo
    Utiliza-se o símbolo /=, fazendo com que o valor da variável seja dividido pelo valor indicado. Exemplos:

    classScene_Teste     def main         @num=10  # atribui-se 1 à variável @num         @num/=2# soma-se 10 à variável @num, ou seja, seu novo valor é 10/2=5         p @num     endend


    No final será mostrado na tela o número 5.

    >Conversão de Dados Para o Tipo String<
    Existe um modo de converter dados Inteiros, reais ou booleanos em dados tipo string. Para fazê-lo basta escrever o nome da variável com .to_s no final, ao fazer isso será representado um dado string do dado da variável(como se fosse outra variável).Ex.:

    classScene_Teste     def main       @numero=20.5# variável @numero recebe o dado 20.5       @numero_str=@numero.to_s # variável @numero_str recebe o valor de                                             # @número convertido para String, no caso                                  #“20.5”     endend


    Essa conversão é útil, para alguns comandos q aprenderemos depois e que só utilizam strings.
    Edit.:
    Quase que esqueço...
    Exercício:
    Faça uma classe que some duas variáveis e mostre na tela uma mensagem do valor dessa variável convertido para String

    Indice de Aulas Anteriores
    Capitulo 1 - O Básico Parte 1.1
    Capitulo 1 - O Básico Parte 1.2