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Adicionar "Barrinhas" de energia no evento ou personag

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    4 de junho de 2015 13h54min14s ART

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    Adicionar Barras de Energia



    :mrm=linha:

    Sistema Por: Cezar                                            Incompatibilidades: Nenhuma*
    Engine: RMXP                                                    F.A.Q Embutido: Não
    Nível de dificuldade: Avançado


    *Baseado no fato de que você irá utilizar Variáveis Livres

    • Sobre o Sistema:


    Esta é uma maneira de adicionar "Barrinhas" de energia em baixo de qualquer evento, ou do personagem. Além de poder usar em "Abs's" isto serve de base para infinitos sistemas diferentes:

    Imagem Postada

     

  • Dados do sistema:


  • Mínimo 2 Variáveis usadas
  • Usado o comando de Mostrar/Mover Imagem
  • 1 Imagem Usada
  • 1 Evento Extra em Processo Paralelo

  • Mais informações:


    Me desculpe se alguém já postou algum sistema semelhante, Eu mesmo desenvolvi este método e decidi mostrar aqui para ajudar os Eventers.

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  • Como Fazer:



    Spoiler 
    Em primeiro Lugar, Vamos Criar a Barrinha em baixo Do Herói. Para Isto, Vamos trabalhar em cima de uma fogueira que irá levar um certo tempo para acender. Crie um Evento para a fogueira.

    Como 1° Comando de evento, defina 2 Variáveis. A Primeira defina como "Herói X" e no valor dela use o valor Evento => Personagem => Coord X da Imagem.Caso não saiba aonde é, abra o spoiler abaixo.

    Spoiler 
     

    Obviamente, a Segunda Variável Defina como "Herói Y" e como valor defina Evento=> Personagem => Coord Y da Imagem.

    Agora vamos ao 2° Comando do Evento. Coloque o Comando Mostrar imagem. Use a imagem a seguir:

    Imagem Postada
    E nas definições da Imagem Defina ela assim:
    » Posição 
        Ponto Inicial = Centro
    » Por variável : X = Herói X A variável que definimos antes
                                  Y = Herói Y A variável que definimos antes
    E de resto pode deixar normal. Caso precise pode ver a imagem abaixo como Guia.

    Spoiler 
     


    Agora use o Comando Mover Imagem, e deixe tudo definido de acordo com os comandos do mostrar imagem. A posição, o Ponto inicial, e o número da Imagem. A diferença aqui é que você deve mudar a Magnitude da imagem no "X" de 100, mude para 0. E defina lá em cima o tempo que esta transição irá levar ( recomendo 100 Frames) .

    Coloque agora um comando de "Esperar" com a mesma quantia de frames que você definiu no Mover imagem.

    O resto dos eventos é por sua conta, isto que fizemos já irá fazer aparecer uma Barrinha em baixo do Herói que irá se esgotando até 0 no tempo que definimos .

     

  • Dificultando As coisas:



    Spoiler 
    Se conseguiu entender fácil o Funcionamento básico do sistema, agora já pode fazer algo um pouco mais avançado, como a Barrinha de HP de um inimigo.

    O processo é o mesmo do anterior, no entanto faça da seguinte forma:
    Faça 2 eventos, Um será o evento do inimigo, e o outro coloque no canto da tela em processo paralelo, ele irá fazer o sistema Funcionar. No Evento Do inimigo, Coloque um nome que consiga lembrar fácil depois para ficar melhor na hora de procurar.

    Abra o Evento em processo paralelo e faça o mesmo sistema, Atribua 2 Variáveis, Com os nomes "Inimigo X" e "Inimigo Y" , e atribua a elas os valores de Evento => [ID do evento]Inimigo => Coord X e Y da imagem.
    Atenção, verifique de que está definindo as 2 Variáveis Para o Mesmo evento Inimigo, nos respectivos valores X e Y.

    Agora não iremos mais usar nem o Mostrar Imagem, e nem o Mover Imagem Ainda. Crie um comando de "Condição" e Escolha uma Variável qualquer nomeando-a de HP Do inimigo. 

    Agora você define várias condições, uma para cada Valor da Variável HP Do inimigo, e dentro destas condições Coloque o comando de Mostrar imagem, usando como referência as Variáveis X e Y Do inimigo, e na Magnitude X você define a % Equivalente ao valor da variável. 
    Por exemplo: HP Total = 10
    Condição HP = 5
      Mostrar Imagem 
      Magnitude = X = 50

    Ou estude a demo e veja como Eu fiz.


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  • Download da Demo:

     

    Clique na Imagem ou no Link, Ou baixe em Anexo
    Imagem Postada
    Link




  • Créditos:


    Cezar : Por criar o tutorial e a demo.


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