Forums » Notícias e Acontecimentos

O QUE FOI MAIS PESQUISADO NO GOOGLE EM 2015?

  • Oliveira Dario
    • Moderador
    • 435 posts
    24 de dezembro de 2015 12:28:06 ART

    O QUE FOI MAIS PESQUISADO NO GOOGLE EM 2015?

    O site Google Trends - site oficial da Google que mostra os principais termos pesquisados por um período ou região - disponibilizou em sua página inicial do Brasil, as principais pesquisas feitas pelos brasileiros no ano de 2015.

     

    Página Inicial do site de pesquisas Google



    Em 2015, devido a questões políticas no Brasil e no mundo, somadas as tragédias do NepalMariana-MG e França, na maioria dos casos, o site de pesquisa Google foi usado para perguntar como resolver ou como ajudar as vítimas das grandes tragédias.

    Fevereiro

     

    O vestido que era azul ou branco?


    Depois de uma eleição disputadíssima para a presidência da república em 2014 e a história de que estaríamos divididos regionalmente (Nordestinos e Sulistas) e politicamente (Coxinhas e Petralhas), o ano de 2015 inicia mais descontraído: qual é a real cor desse vestido?

    Tudo começou quando uma pessoa no Twitter postou um vestido no qual os usuários não conseguiam identificar as cores devido a iluminação da foto. Todos viam o vestido de cores diferentes: Branco e Dourado, Preto e Azul ou Azul e Marrom. 

    Os brasileiros se dividiram nessa pesquisa e uma maioria mínima viu o vestido como sendo preto e azul, fato confirmado pela dona do vestido, que postou no Twitter as cores do mesmo. Durante praticamente três meses após a dita "divisão política", o Brasil se viu dividido novamente por uma pequena ilusão de ótica.

    Quem saiu ganhando com isso foi o Twitter.

    As principais pesquisas Google do mês de Fevereiro



    Abril

     

    O terremoto de Nepal foi a primeira grande tragédia de 2015


    O mês de Abril ficou marcado por um triste acontecimento, sendo o primeiro de outros dois que aconteceram no segundo semestre: o terremoto no Nepal.

    Às 11h56min, horário do Nepal no dia 25 de abril de 2015, um terremoto de magnitude 8,1 sacudiu o país, destruindo milhares de casas e causando um forte desmoronamento no Monte Everest que matou aproximadamente 9 mil pessoas. Clique no número e veja duas imagens do antes e depois da cidade vista por satélite: Imagem 1 e Imagem 2

    Sobre o acontecimento no Nepal, o mundo mostrou mais uma vez que a solidariedade deve ser a base da sociedade e um dos termos mais pesquisados no Brasil e no mundo foi: como ajudar ao Nepal?

    O terremoto no Nepal foi um dos termos mais pesquisados de Abril


    O terremoto do Nepal é o segundo mais pesquisado da história, perdendo somente para o do Japão em 2011.

    Maio

     

    Escândalo da FIFA em 2015 foi um dos termos mais pesquisados de Abril
    OBS: Iniciou em Abril e se estendeu para o mês de Maio


    O esporte mais popular do Brasil teve um destaque no mês de Abril, mas para variar, negativamente. A entidade que regula e administra o esporte, a FIFA, foi protagonista de mais um grande escândalo.

    Em Maio, funcionários da entidade reguladora do futebol mundial foram indiciados por alegações de corrupção, colocando o mundo do futebol internacional e as eleições para sede da Copa do Mundo no centro das atenções.

    Não somente a FIFA, como outras entidades, como Conmebol e a CBF, estavam envolvidas em corrupção e seus cartolas foram presos ou não podem sair do país.

    A FIFA foi destaque das pesquisas de Maio de 2015



    Junho

     

    Os escândalos da Petrobras foram destaques do Google em Junho



    Enquanto a FIFA é investigada pelos Estados Unidos, no Brasil a Petrobras foi o alvo da investigação chamada deLava-Jato que até agora está dando o que falar, com prisões de pessoas importantes do meio político e empresarial, aumentando ainda mais a crise brasileira e colocando a confiança dos cidadãos no governo em xeque. As notícias se espalharam no mundo todo e em várias cidades brasileiras foram feitas manifestações criando um clima de revolta na sociedade.

     
     
    Os escândalos da Petrobras foram destaques do Google em Junho

     

    Julho

     

     
    O leão Cecil e Cuba foram destaques no mês de Julho no Google

     

    Estados Unidos e Cuba


    Em julho, duas notícias internacionais chamaram atenção dos brasileiros. O leão Cecil e o fim dos problemas diplomáticos de Estados Unidos e Cuba foram destaques no mês.

    Após 54 anos e apesar do ainda embargo econômico dos Estados Unidos para Cuba, as embaixadas dos dois países estão abertas e as relações mais normalizadas. Tirar férias em Cuba era impossível para cidadãos dos EUA, mas o restabelecimento das relações gerou um aumento nas pesquisas realizadas nos EUA por viagens para a ilha durante o ano.

     
     

     

    Cuba e Estados Unidos foram os destaques da Google do mês de Julho



    O leão Cecil


    leão Cecil viveu no Zimbábue e era, simultaneamente, uma atração local e objeto de estudo e monitoramento por parte da Universidade de Oxford. Um caçador amador matou Cecil com um tiro em em julho de 2015, o que chamou a atenção da mídia internacional. Os usuários recorreram à pesquisa do Google para tirar dúvidas sobre caça a leões e a morte de Cecil.

    De acordo com o Google, o termo "caça" é pesquisado todo ano, porém houve um aumento significativo de pesquisas sobre caça depois do ocorrido.

     

     

     
     
    O leão Cecil foi destaque nas pesquisas de 2015



    Agosto e Setembro

     

     
    Crise migratoria na Europa e economica no Brasil são destaques da Google em 2015

     

    Crise migratória


    Desde Abril, a Síria que está fragilizada devido as constantes guerras que ocorrem no país, além disso houve um grande êxodo e muitos desses imigrantes foram para a Europa refugiar-se da guerra. Durante esse período, muitas notícias trágicas de refugiados morrendo durante a travessia nos mares ganharam os noticiários mundiais e em um desses casos, no mês de abril de 2015, cinco navios que carregavam quase dois mil imigrantes até a Europa afundaram no Mar Mediterrâneo, totalizando na morte de mais de 1.200 pessoas.

    Os imigrantes ganharam destaques nas pesquisas Google de 2015



    Agora querido leitor, permita-me sair um pouco do papel de jornalista e escrever como pai. Se você é à favor ou contra os refugiados, saiba que isso é somente um detalhe minúsculo perto do que mostrarei agora.


    Sou pai de um menino de 3 anos, que tem a mesma idade desse garoto que morreu afogado na tentativa da família em sair da Síria, para escapar das atrocidades que o grupo autointitulado "Estado Islâmico" na região que morava, em Kobane. Você não tem noção da dificuldade que foi ter que procurar por essa imagem sem vir lágrimas em meus olhos ou o rosto do meu filho aparecer para mim.

    Infelizmente, para muitos, só houveram a preocupação real ao verem essa imagem, pois essa foto, alertou a o mundo a cerca dos efeitos da crise. Somente o pai, Abdullah sobreviveu. Além de Alan de 3 anos, a mãe e o filho mais velho do casal, que tinha apenas 5 anos de idade não sobreviveram.

    Em minha vida, dois momentos (em guerras) me "derrubaram": as imagens das crianças após o ataque químico na Síria e essa imagem.

    Estou escrevendo esse especial à 2 horas e a imagem quase me fez apagar todo esse artigo. Pararei o assunto por aqui.

    Continuemos.

    Essas foram as principais pesquisas sobre o garoto:

    Alan Kurdy ganhou destaque nas pesquisas Google


    Após o caso de Alan, todos os países fizeram pesquisas a respeito da imigração se reportando a cada nacionalidade, o Brasil não ficou de fora:


    A imigração no Brasil foi destaque nas pesquisas Google

     

    A Crise econômica


    Brasil e suas instituições ficaram totalmente fragilizadas devido as crises éticas e morais que estão acontecendo em nosso país. A crise se alastrou de tal forma que a preocupação a respeito da inflação e seus malefícios foram uma das pesquisas realizadas no mês de Setembro.

    Crise econômica no Brasil foi destaque Google em 2015



    Outubro

     



    Água em Marte


    No final de setembro, os cientistas da NASA descobriram a existência de água corrente em Marte. Esse foi um possível avanço na busca por vida fora da Terra e para as esperanças humanas de um dia pisar no planeta vermelho.

    O planeta Marte foi destaque nas pesquisas Google em 2015



    Mesmo a Terra sendo o termo mais pesquisado, Marte se destacou após esse descobrimento.

    Uma característica interessante: Muitos brasileiros se questionaram sobre a existência de vida fora do nosso planeta:

    O planeta Marte foi destaque nas pesquisas Google em 2015

     

    #MeuPrimeiroAssédio


    Valentina Schulz, participante de 12 anos do programa culinário MasterChef Júnior Brasil da Band chamou atenção em redes sociais, mas não foi somente pela culinária. Alguns telespectadores foram às redes sociais e postaram comentários inapropriados e de assédio (pedofilia). A reação online foi a chama para um movimento em todo o país, iniciado pela ONG Think Olga, em que mulheres de todo o Brasil compartilham as próprias histórias de abuso.

    Com isso os brasileiros se questionaram sobre o assédio:

    Assédio foi um dos temas pesquisados pelo Google em 2015



    Novembro

     

    Mariana-MG e COP 21 foram destaques do Google em 2015


    Mês de Novembro marcado pela lama e pelo sangue e por uma briga ridícula por qual tragédia nós brasileiros deveríamos nos preocupar ou trocar a foto de perfil do Facebook. Todos os casos são de estrema importância para seus países e para o mundo, por isso, colocaremos em ordem cronológica.

    Desastre em Mariana-MG


    No início de Novembro, milhões de toneladas de resíduos de mineração da empresa Samarco devastaram o distrito de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana em Minas Gerais, após o rompimento de duas barragens. Foi um dos piores desastres ambientais na história do BrasilClique aqui para ver o antes e o depois da cidade.

    Os brasileiros se solidarizaram com a situação e logo procuraram uma maneira de ajudar as vítimas:

    Mariana-MG é destaque das pesquisas Google


    Mas a lama não parou por lá. Conforme os deslizamentos de lama corriam rumo ao Atlântico, as cidades no percurso desesperadamente buscavam por notícias.

    Mariana-MG é destaque das pesquisas Google 2015



    COP 21: Conferência do Clima em Paris


    COP 21 é uma maneira dos líderes mundiais se encontraram com um objetivo ambicioso: criar um acordo vinculativo universal sobre mudança climática.

    O mundo pesquisava respostas para grandes perguntas, como aquecimento global. Ironicamente, ocorreu após o desastre de Mariana dois dias após os ataques em Paris e uma das maiores preocupações era se seria mesmo realizada conforme o planejado.

    COP 21 foi um dos destaques da Google em 2015

     

    Ataque terrorista em Paris

     

    Ataque terrorista em Paris foi um dos destaques do Google em 2015


    Na sexta-feira, 13 de novembro, um teatro, um estádio, um restaurante e um café foram atacados por terroristas. O mundo tentou descobrir desesperadamente se seus entes queridos estavam a salvo e o que havia acontecido na cidade luz. Esses ataques coordenados causaram o maior número de mortes em solo francês desde a Segunda Guerra Mundial.

    Ataque terrorista em Paris foi um dos destaques do Google em 2015



    Paris ainda estava se recuperando dos ataques realizados em Janeiro nos escritórios da revista satírica Charlie Hebdo, que fez com que a frase "Je Suis Charlie" fosse repetida em todo o mundo.

    Dezembro

     

    Star Wars é um dos destaques das pesquisas do Google em 2015



    Depois de um Novembro agitado, e iniciar o ano com uma pesquisa mais bem humorada (cor do vestido), terminamos o ano com a estréia de Star Wars: O despertar da Força, 25 anos após o último lançamento de um filme da série.

    Star Wars foi destaque nas pesquisas do Google de 2015


    O trailer de Star Wars: O despertar da Força é o mais visto entre todos os trailers de filmes de todos os tempos com quase 62 milhões de visualizações somente no Youtube.

    De acordo com o Google, o interesse de pesquisas sobre "Star Wars" tenha aumentado com o lançamento do trailer de "O Despertar da Força", o maior número de pesquisas no Google sobre "Star Wars" aconteceu em 2005, após o lançamento de "A Vingança dos Sith" nos cinemas.