Forums » Notícias e Acontecimentos

5 dicas para prestar atenção e se manter seguro na web

  • Fellipe Marra
    • 9 posts
    22 de fevereiro de 2017 09:49:08 ART

    Segurança na internet nunca é demais. Ao mesmo tempo em que empresas usam a tecnologia para evitar fraudes, ela pode ajudar pessoas mal intencionadas a acessarem dados de outras pessoas. Confira cinco tópicos para prestar atenção e se manter longe de invasões de hackers:

     

    1. Navegação privada

     

    Além de evitar que outras pessoas saibam quais sites você andou acessando, o uso de uma VPN evita a coleta de dados para fins lucrativos ou fraudulentos. A navegação privada, apesar de “esconder” o histórico de pessoas que usam seu dispositivo, ainda mostra o que acontece para o provedor, incluindo a localização do usuário.

     

    2. Senha forte

     

    É muito importante ter uma senha forte para evitar invasores. Especialistas indicam ainda que o usuário não deve repetir a combinação usada em diversas contas. Outra dica valiosa é ativar a verificação em duas etapas para garantir uma camada extra de segurança. Assim, mesmo que alguém consiga sua senha, não conseguirá acessar seus dados.

     

    3. O que sabem sobre mim?

     

    Pesquise seu nome em buscadores para saber o que as pessoas encontram sobre você na web. Caso se depare com informações erradas ou mesmo sites de conteúdo duvidoso, é possível utilizar ferramentas de remoção de URLs.

     

    A dica parece óbvia mas, de acordo com especialistas, muita gente informa até seu número de cartão de crédito nas redes sociais.

     

    4. Apps

     

    Ao instalar um aplicativo, procure saber quais as permissões que ele possui. Muitas vezes, na pressa, o usuário autoriza o app a acessar informações importantes, como a localização e os hábitos de utilização. Esse pode ser um prato cheio para pessoas mal intencionadas.

     

    5. Redes sociais

     

    Não se esqueça de que algumas informações publicadas nas redes sociais são públicas, o que significa que todo mundo pode ter acesso a elas. É importante também ler os termos e condições de uso das contas no momento da inscrição. Em alguns casos, as empresas pedem, nesse documento, a permissão para se apropriar do conteúdo postado em sua plataforma.

     

    Via BBC