Forums » Windows XP & Windows Vista

Corrigindo a acentuação nos arquivos CSV

  • Oliveira Dario
    • 439 posts
    10 de outubro de 2018 04:36:29 ART

    Corrigindo a acentuação nos arquivos CSV

    Os arquivos e as respostas da API do Dados Abertos da Câmara usam um conjunto de caracteres padronizado chamado UTF-8. Mas o Windows e os aplicativos da Microsoft usam, por padrão no Brasil, um outro conjunto de caracteres, o CP-1252. Por isso os caracteres acentuados nos dados podem ser exibidos de forma esquisita — mas existem maneiras simples de resolver isso.

    Excel: ajuste a planilha antes de abrir

    O ideal seria que, ao abrir um arquivo CSV, o Excel pedisse uma confirmação sobre a codificação, isto é, a tabela de caracteres a utilizar. Como as versões mais recentes do programa não fazem isso, o jeito mais fácil é converter o arquivo antes de tentar usá-lo no Excel.

    PASSO 1 - A primeira coisa é localizar onde está, no seu computador, o arquivo que você quer abrir.

    PASSO 2 - Abra o arquivo no Bloco de Notas. Para isso, clique no arquivo com botão direito do mouse. No menu que aparece, escolha a opção Abrir com e selecione o programa Bloco de notas.

    PASSO 3 - Não se preocupe com o formato de maçaroca em que o arquivo é exibido no Bloco de Notas. Você só vai precisar salvar o arquivo novamente. Clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como... . Na janela de diálogo que surge na tela, observe, lá no final dela, um campo com o título "Codificação". Clique no botão ao lado desse título para abrir uma lista de opções, e escolha "UTF-8". Depois disso, clique no botão Salvar.

    PASSO 4 - Agora, sim, é só abrir o arquivo no Excel. Provavelmente, basta clicar no nome do arquivo duas vezes, rapidamente. E então confira como está a acentuação dos dados...

    LibreOffice Calc: um diálogo resolve tudo!

    Os usuários do office livre (e do seu irmão, o OpenOffice) não precisam converter os arquivos CSV com outros programas antes de abri-los. Diferentemente do Excel, o Calc pergunta o que ele precisa saber para abrir o arquivo.

    PASSO 1 - Localize o arquivo que deseja abrir em seu computador. Se você tiver também o Excel instalado no computador, provavelmente os arquivos .csv estarão associados ao Excel — por isso, você precisará clicar no arquivo com "o outro" botão do mouse e, no menu que aparece, você terá que escolher a opção Abrir com e depois selecionar o Calc.

    PASSO 2 - Logo ao ser aberto, o Calc exibe um diálogo de opções. A primeira delas é justamente "Conjunto de caracteres": na lista ao lado, escolha a opção Unicode (UTF-8). Na seção intitulada Opções de separadores, você pode deixar marcada apenas a opção Ponto-e-vírgula, que é o delimitador de colunas adotado pelo Dados Abertosda Câmara para arquivos CSV.

    Observe que, na parte de baixo dessa janela, já é possível ver o efeito das opções. Você pode rolar usar os botões de seta e as barras de rolagem para verificar se as colunas estão corretamente separadas e, principalmente, se os caracteres estranhos ainda aparecem. Se estiver tudo certo, é só clicar no botão OK.

    PASSO 3 - Voilá! Agora é com você!