Os famosos pássaros furiosos da série "Angry Birds" retornam nesta quinta-feira (8) usando poderes Jedi e sabres-de-luz para enfrentar os porcos verdes em "Angry Birds Star Wars", game inspirado na série de filmes "Guerra nas Estrelas".
O game é vendido para plataformas com sistema iOS (iPhone, iPad e iPod touch) por US$ 1 na loja iTunes Store. Para Android, há duas versões: uma gratuita e outra em HD por R$ 6 na loja Google Play.
Inicialmente, há três mundos: Tatooine, o planeta desértico de "Episódio IV: Uma Nova Esperança" é o primeiro; Path of the Jedi, que mostra o treinamento de Luke com Yoda em Dagobah (cena de "Episódio V: O Império Contra-Ataca") e a Estrela da Morte, que está bloqueada e é aberta após terminar o primeiro mundo. Hoth também está bloqueado e deve ser aberto nas próximas semanas. No total, são 80 fases.
Os personagens também mudam: o vermelho é Luke Skywalker, o amarelo é Han Solo, o King Pig é Darth Vader e o Big Brother, o pássaro gordão, é Chewbacca. Além de serem lançados por meio do estilingue do mesmo modo que nos jogos anteriores, destruíndo o cenário e eliminando os porcos, agora é possível usar habilidades especiais dos personagens. Luke, por exemplo, usa um sabre-de-luz para destruir os adversários, Han Solo dispara lasers à distância e Obi-Wan Kenobi usa a Força para empurrar os inimigos.
A mudança traz um ar de novidade para a série, que teve o seu melhor episódio em "Angry Birds Space", usando a gravidade de planetas para criar quebra-cabeças mais complicados. "Star Wars" consegue ser ainda mais original neste aspecto, criando novos quebra-cabeças que usam as habilidades dos heróis, e conseguindo usar muitas referências da saga de George Lucas tanto nas fases quanto nos detalhes dos personagens