Forums » Hackerismo

Hacker promete quebrar sistema de Blu-Ray e HD-DVD

    • 11496 posts
    1 de julho de 2013 10:20:04 ART

    Hacker promete quebrar sistema de Blu-Ray e HD-DVD 

    O hacker norueguês Jon Lech Johansen, ou "DVD Jon", promete criar um site especialmente para publicar métodos de burlar o sistema anticópia AACS. 

    Além de tentar barrar cópias, o AACS (sigla em inglês de Sistema de Acesso de Conteúdo Avançado) é um sistema de gerenciamento de conteúdo que estará presente nos leitores dos novos discos de alta definição Blu-Ray e HD-DVD, que chegam ao mercado na próxima semana. 

    O sistema tem a participação de gigantes da indústria, como a IBM, a Microsoft e a Intel. Em seu blog “So Sue Me” (“então me processe”), Johansen afirma que o real objetivo do AACS é "controlar o mercado de DVD players". Verdade ou não, um dos motivos dos atrasos dos primeiros leitores dos novos discos de alta definição é justamente problemas com o sistema de proteção. 

    O hacker, que trabalha hoje na MP3Tunes, em San Diego (EUA), ganhou fama em 1999, quando apresentou seu programa DeCSS, que anulava os códigos anticópia CSS dos DVD (daí a alcunha “DVD Jon”). Ele tinha apenas 15 anos de idade. Não satisfeito, ele publicou o código na internet, o que lhe rendeu processos das associações norte-americanas Motion Picture e DVD Copy Control, além da Justiça norueguesa. Ele acabou vencendo alguns julgamentos em primeira instância e de apelação. 

    Johansen já registrou o domínio deaacs.com, onde publicará seus novos códigos assim que os novos discos cheguem ao mercado. “Seis anos atrás, eu não pensei em registrar decss.com. Pretendendo não cometer o mesmo erro, há pouco tempo eu registrei deaacs.com”, escreveu em seu blog.