Forums » 3D Game Builder

Tutorial 01 – Oficial – Criando um Projeto

    • 466 posts
    19 de setembro de 2012 20:42:57 ART

    TUTORIAL 01 – CRIANDO UM PROJETO


            Para criar um novo projeto vá até o menu Arquivo -> Novo Projeto. A seguinte tela será exibida:

            Primeiramente selecione o tipo do projeto a ser criado, para este primeiro tutorial selecione “Static Camera Game”, este tipo projeto possui uma câmera principal que acompanha o jogador de maneira estática. Em seguida digite o nome do projeto, algo como “Game” e selecione um diretório para o projeto, é importante criar uma nova pasta para salvar o projeto, pois ele cria vários arquivos no local o que pode causar problemas caso já existam outros arquivos no mesmo diretório. Também informe o nome do autor do projeto. Em seguida selecione o formato do ator principal, este formato refere se ao tipo de modelo 3D a ser utilizado pelo ator principal, que pode ser MD2, MD3 ou SMD, o formato MD2 foi utilizado inicialmente no jogo “Quake 2”, possui informações sobre o modelo e também as suas animações baseadas em frames, o formato MD3 é a evolução do MD2 e foi utilizado inicialmente no jogo “Quake 3”, possui uma qualidade maior que o MD2 e possibilita a divisão do ator em 3 partes distintas. A outra opção de formato é o formato SMD, este formato foi utilizado inicialmente no jogo “Half Life”, diferente dos modelos MD2 e MD3 que possuem a animação baseada em frames, no formato SMD os modelos possuem a animação baseada em esqueletos. Para o nosso primeiro tutorial selecione o formato MD2. Para finalizar pressione “OK”.

            O projeto será criado e em seguida será criado automaticamente o primeiro mapa do jogo, digite o nome do mapa, algo como “Mapa01” e pressione OK.

            Esta criado o seu projeto, agora é possível visualizar a tela principal do 3D Game Builder:

            A tela principal é dividida em três partes, o editor de mapas, a paleta de objetos e as propriedades do objeto. Na paleta de objetos estão todas as entidades que podem ser criadas no mapa, acima dela é possível selecionar a categoria de objetos a ser listada, e com um duplo clique sobre o objeto desejado este é automaticamente adicionado ao mapa e fica visível no editor de mapas, onde é possível interagir com este objeto utilizando o mouse. E abaixo da paleta de objetos estão as propriedades do objeto que estiver atualmente selecionado no editor de mapas.

            No próximo tutorial aprenderemos a utilizar esta interface, e criaremos o nosso primeiro objeto.

     

    Créditos: Retirado do Site Oficial: http://www.3dgamebuilder.com.br


    Este post foi editado por Oliveira Dario em 19 de setembro de 2012 20:43:44 ART"