Publicado em 29 de junho de 2020
Existem diferentes tipos de esgotamento: o esgotamento ocupacional (ou profissional), o esgotamento emocional e o esgotamento social. Nesse vídeo, focaremos no esgotamento emocional, pois todo tipo de esgotamento gira em torno de emoções desagradáveis que sentimos por conta de um determinado tipo de situação.
O esgotamento emocional é um estado em que nos sentimos mentalmente desgastados por conta do estresse acumulado como resultado de situações desagradáveis na vida pessoal. Esse desgaste pode estar relacionado ao trabalho, aos estudos, a um relacionamento ou a qualquer outro aspecto da vida. E como o esgotamento é uma experiência muito exaustiva, ele afeta nosso funcionamento físico e mental, e a forma como interagimos com os outros.
O esgotamento também é chamado de burnout, uma palavra criada na década de 1970 por Herbert Freudenberger, um psicólogo alemão, para se referir ao esgotamento físico e mental que caracteriza um distúrbio psíquico depressivo que pode atingir qualquer pessoa, mas especialmente aquelas que têm trabalhos muito exigentes, as que trabalham como cuidadores, e aquelas que passam por grandes mudanças na vida como a perda de um ser amado, o estresse financeiro ou recebem o diagnóstico de uma doença crônica.
-------------------------------------------
Obras sugeridas
Textos:
“Emotional Exhaustion: What It Is and How to Treat It” de Timothy J. Legg (Healthline)
“How to Deal With Emotional Burnout” de Sarah-Len Mutiwasekwa (Psychology Today)
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=Wi_xOw8fCE8
https://www.youtube.com/watch?v=qd_mRapoPtg
https://www.youtube.com/watch?v=CDvnw8eOjFQ
----------------------------------------------------
Royalty Free Music from Bensound
No Stickers to Show