Publicado em 25 de janeiro de 2016
Controle de nível utilizando Arduino Uno, shields da Circuitar e sensores de nível verticais Icos. O sistema controla o nível mantendo um reservatório sempre cheio e ainda aciona um alarme sonoro indicando possível falha no cabeamento ou nos sensores.
Os shields facilitam o desenvolvimento do hardware e também do software, visto que a própria documentação dos shields traz as pinagens, ports e exemplos de códigos prontos para utilizar.
Todo o código deste projeto com Arduino e outros pode ser baixado no Github do Mundo da Elétrica: https://github.com/mundodaeletrica/
Para mais informações sobre os shields e o hardware utilizado, visite a página da Circuitar: http://www.circuitar.com.br
E para saber sobre os sensores de nível, visita o site da Icos: http://www.icos.com.br
O Arduino é super flexível e existem centenas de sensores para a plataforma, dentre eles: ultrassônico, de presença, temperatura, corrente, umidade, som, infravermelho, sensor de chuva, sensor de cor, sensor de água, sensor de qualidade dor ar, sensores bluetooth diversos, sensores de barreira, sensor de pressão (barométrico), acelerômetro, magnético, de proximidade, de peso (células de carga) e vários outros. Estes foram os que consegui me lembrar rapidamente. Para cada um destes sensores existem aplicações muito interessantes e que ainda queremos trazer aqui para o canal.
Nos shields que utilizamos, usamos o buzzer para fazer o alarme sonoro, cada um dos LEDs para sinalizar o funcionamento de um dos sensores e o relé para acionar a bomba de água (ou outro líquido) do reservatório.
Montamos um sistema de controle de nível usando Arduino e abordamos os seguintes tópicos:
- Explicamos como são ligadas as entradas de sinal dos sensores de nível na placa do Arduino.
- Mostramos a diferença entre a montagem com Arduino e com comandos elétricos, explicando a grande diferença de custo, tamanho e flexibilidade do projeto.
- Comparamos em vídeo o sensor de nível com Arduino e o sensor de nível com comandos elétricos e intertravamento.
- Falamos da possibilidade de miniaturização do projeto, visto que as placas de shields são voltadas para o desenvolvimento e tem um tamanho maior que o necessário para projetos de produção.
Materiais utilizados:
- Placa Arduino Uno (1): usada no desenvolvimento de protótipos e para aprender programação embarcada em C/C++.
- Nanoshield Circuitar Baseboard (1): permite expandir o número de conexões para nanoshields no Arduino. Com esta placa você pode colocar até 4 nanoshields em seu projeto.
- Nanoshield Circuitar Relay (relé) (1): usado para acionamentos gerais, de cargas AC ou DC
- Nanoshield Circuitar Interface (1): tem 5 botões, 2 LEDs e um buzzer. Permite teclas de entradas e sinalização visual e sonora de saída.
- Sensor de nível vertical ICOS (1): sensor de nível em forma de haste para montagem vertical sem a necessidade de furar o reservatório.
Outros links relacionados a este vídeo:
- Código fonte do software de controle de nível que roda no Arduino
https://github.com/mundodaeletrica/Nivel_de_reservatorio
Participam deste vídeo:
Henrique Mattede
http://facebook.com/henrique.mattede
Edição de vídeo: Alex Teixeira Benfica
#MEL_00261
--
O Mundo da Elétrica é um canal de eletricidade com vídeos de qualidade para você aprender pelo celular, tablet ou na TV da sua sala. Elétrica para todos!
Participe do Mundo da Elétrica:
No Youtube (clique e se inscreva): http://goo.gl/vXru8M
Site Mundo da Elétrica: http://www.mundodaeletrica.com.br
Facebook do Mundo da Elétrica: https://www.facebook.com/MundoDaEletrica
Google Plus do Mundo da Elétrica: https://plus.google.com/+MundodaeletricaBr
No Stickers to Show